Qual é a origem do povo goiano?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

O contato entre nativos indígenas, negros e os bandeirantes foi fator decisivo para a formação da cultura do Estado, deixando como legado as principais cidades históricas, como Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Goiás, antiga Vila Boa e primeira capital de Goiás.

A colonização de Goiás deveu-se também à migração de pecuaristas que partiram de São Paulo no século XVI, em busca de melhores terras para o gado. Em 1744, a região onde hoje se encontra o estado de Goiás, antes pertencente ao estado de São Paulo, foi separado e elevado à categoria de província.

O nome do Estado origina-se da denominação da tribo indígena 'guaiás', que por corruptela se tornou Goiás. Vem do termo tupi gwa ya que quer dizer indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça.

Com fama de bem-humorados, goianos fazem sucesso na internet e fora dela.

Conversation. VOCÊ SABIA? O Monumento às Três Raças, localizado na Praça Cívica, foi esculpido em bronze e granito por Neusa Morais em 1968, e representa as etnias negra, indígena e branca, que deram origem ao povo goiano.

O goiano fala “eu ajoelhei”, “eu aposentei”, ao invés de “eu me ajoelhei” e “eu me aposentei”, explica a coordenadora do projeto e professora da UFG, Vânia Cristina Casseb Galvão. De acordo com a professora, 80% dos goianos não realizam a marca de reflexividade na fala.

1. Relativo ou pertencente ao estado brasileiro de Goiás ou à cidade brasileira de Goiás.

Puxar o “r” caracteriza a nossa goianidade e possibilita um sentimento de pertencimento e resgate da nossa raíz. Como, por exemplo, em uma viagem para São Paulo, um desconhecido me cumprimentou e me perguntou se era de Goiás.

De acordo com a história, Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como o Anhanguera, foi o primeiro bandeirante a ocupar Goiás. Entretanto, o Estado era conhecido e fazia parte da rota dos Bandeirantes já no primeiro século da colonização do Brasil.

Com o objetivo de novas descobertas, Bartolomeu Bueno retorna ao território goiano em 1726 quando é levantada a primeira povoação goiana, o Arraial da Barra, na confluência dos rios Vermelho e Bugre.

A Cidade de Goiás surgiu durante o ciclo do ouro. Foi fundada em 1727, por Bartolomeu Bueno da Silva Filho (apelidado de o Anhanguera), com o nome de Arraial de Sant'Anna. Em 1739, tornou-se Vila Boa de Goiás em homenagem a Bartolomeu e aos índios Goyazes, que já habitavam o território.

A História de Goiás iniciou quando o Anhanguera encontrou ouro às margens do Rio Vermelho e fundou o Arraial de Sant'Anna no século XVIII. Com o movimento das Bandeiras acentuado no século XVIII, a região do interior do Brasil, mais conhecido como Sertão ou Hinterland, passou a ser ocupada pelos bandeirantes.

Anhanguera e seu filho Bartolomeu Bueno da Silva, no século XVIII, encontraram na região hoje denominada Goiás, farta quantidade de ouro. A cidade foi fundada em 1729 e foi a partir dessa descoberta que mais adiante a cidade se tornou a sede do governo do Estado até 1933.

Um franguinho ao molho com pequi e guariroba (a famosa “gueroba”) é comida certa na mesa do goianiense, principalmente aos domingos com a família reunida. Deu água na boca! Se tem outra coisa que goianiense ama é um X-Salada! Tanto que os pit-dogs se tornaram Patrimônio Cultural Imaterial dos goianos.

O atual campeão é o Atlético Goianiense, vencedor da edição de 2022. O maior campeão da competição é o Goiás, com 28 títulos. O Atlético tem 16 conquistas, seguido do Vila Nova, com 15 títulos, e o Goiânia, que venceu por 14 edições.

Diferente do que muitos pensam, quem nasce em Goiânia é goianiense. Goiano é quem nasce em Goiás.

No território goiano há atualmente três povos indígenas aldeados: Karajá, Tapuio e Avá- Canoeiro.

Cultura de Goiás
A cultura goiana tem como influências o meio rural e os ritos religiosos. São manifestações culturais importantes de Goiás as Cavalhadas e a Festa do Divino, realizadas em Pirenópolis. Há ainda várias festejos e cortejos religiosos, realizados em cidades do interior goiano.