O que significa a expressão minha terra?

Perguntado por: zcrespo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

A "minha terra" é a terra onde está o meu lugar, porque ela é minha. É mais do que a nossa casa. É o lar, uma expressão que em Portugal se tem vindo a usar cada vez menos, ao contrário do que se passa na língua inglesa, em que a palavra "home" se distingue claramente da "house", sendo usada com enorme frequência.

Perguntamos qual a antítese que melhor traduz a expressão “extremos intangíveis”, a resposta seria “pisando a terra e olhando o céu”. As palavras sublinhadas são opostas, sendo assim, expressam uma antítese.

A principal característica de uma situação de exílio mostrada em um poema é estar fora de casa, é a situação de deslocamento que sucede dentro da terra de origem ou fora dela.

Antigamente, quando não havia ainda navios de vapor, e os portugueses se lançavam ao mar em navios de vela, acontecia o seguinte: quando, já fartos e aborrecidos de viajar no mar, viam terra ao longe, exclamavam cheios de alegria: "Terra à vista! Terra à vista!", isto é, terra diante dos olhos!

Quanto é grato em terra estranha Sob um céu menos querido, Entre feições estrangeiras, Ver um rosto conhecido; Ouvir a pátria linguagem Do berço balbuciada, Recordar sabidos casos Saudosos — da terra amada! E em tristes serões d'inverno, Tendo a face contra o lar, Lembrar o sol que já vimos, E o nosso ameno luar!

O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete. Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível.

Metáfora é uma figura de linguagem na qual se faz uso de comparações subjetivas para se referir a algo de forma indireta. A linguagem metafórica enriquece a forma como nos comunicamos com a utilização do duplo sentido para expressarmos nossas ideias.

Figuras de linguagem são formas de expressão que destoam da linguagem comum ou denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai além do sentido literal, portanto permitem uma plurissignificação do enunciado.

Um dos poemas nacionais mais famosos tematiza a saudade de quem está longe do seu país. A cor local, expressa pelo cenário da natureza, constrói o Brasil como um lugar paradisíaco sobre o qual se sente nostalgia e desejo de retorno: “Não permita Deus que eu morra / Sem que eu volte para lá”.

Em 1851, partiu Gonçalves Dias para o Norte em missão oficial e no intuito de desposar Ana Amélia Ferreira do Vale, de 14 anos, o grande amor de sua vida, cuja mãe não concordou, ao que tudo indica por motivos de sua origem bastarda e mestiça.

pessoa banida da pátria e levada ao cativeiro em país estrangeiro. Um dos meios que Deus usou no AT para castigar o seu povo, purificando-o dos seus modos pecaminosos e rebeldes.

À vista é uma expressão utilizada na língua portuguesa para se referir a tudo aquilo que está diante de algo ou alguém. Exemplo: “Terra à vista” ou “Ela fará o pagamento à vista”. Normalmente, esta expressão é usada no sentido de imediatismo do pagamento de algo.

A esquadra de Pedro Álvares de Cabral saiu de Lisboa em 9 de março de 1500 e seguiram a costa da África. Num dado momento, tomaram rumo a oeste e começaram a ver sinais de terra próxima. Quando os portugueses avistaram as terras, um deles gritou: "Terra à vista!"

O planeta Terra é um dos quatro planetas rochosos que compõem o Sistema Solar, localizado na Via Láctea. Ao dizer que ele é um planeta rochoso, estamos falando basicamente da sua composição, sua superfície sólida é formada por rochas e metais pesados, como o ferro.

O eu lírico afirma sentir-se feliz ao encontrar “em terra estranha”, “entre feições estrangeiras” alguém conhecido. Esse encontro permite-lhe conversar em língua portuguesa (“Ouvir a pátria linguagem”), recordar situações vividas no Brasil (“Recordar sabidos casos / Saudosos – da terra amada!”).

b) O que motiva o desfiar de lembranças do eu lírico em “Minha terra!”? O encontro do eu lírico, em terras estrangeiras, com um conterrâneo (um brasileiro).

A relação de um eu lírico com a natureza pode ser dada de algumas maneiras, como os elementos naturais que por ele são descritos no poema, ou a sua associação como se ele fosse pertencente à natureza.