O que significa a mitra do Papa?

Perguntado por: acosta5 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

A mitra é uma insígnia pontifical utilizada pelos prelados da Igreja Católica, Ortodoxa e Anglicana, sejam eles: abades, bispos, arcebispos, cardeais e o Papa. É a cobertura da cabeça do prelado em cerimônias litúrgicas.

Significado de Mitra
substantivo feminino Espécie de chapéu alto e pontudo dos antigos persas. Coifa ou espécie de chapéu que os bispos usam quando vão oficiar.

Durante as celebrações litúrgicas, o bispo usa a mitra “quando está sentado; quando faz a homilia; quando faz as saudações, as alocuções e os avisos, a não ser que logo a seguir tenha de tirar a mitra; quando abençoa solenemente o povo; quando executa gestos sacramentais; quando vai nas procissões.

Mitra é o juiz das almas, defendendo tenazmente a verdade contra a mentira e a falsidade. É também o Bom Pastor, o Messias Redentor, a Verdade e a Luz. Posteriormente tornou-se o senhor único de um culto solar denominado mitraísmo, religião secreta que surgiu cerca do século VI a. C.

É a palavra que vem em Êx 28.4,37,39 – 29.6 – 39.28,31 – Lv 8.9 – 16.4, para significar aquela espécie de barrete que o sumo sacerdote usava. Era de linho, estando uma chapa de ouro ligada à testa por um laço de fita azul, com esta inscrição: 'Santidade ao Senhor'.

Quem usa mitra é quem tem o sacramento da ordem no terceiro grau. Os bispos são aqueles que têm o poder de governar. O bispo em seu governo está revestido com a mitra, que é um capacete, que significa plenitude do Espírito Santo”, explicou.

A estola é um objeto de uso litúrgico, vinculado aos paramentos para a celebração da missa. O seu uso é reservado especialmente para aqueles que receberam o sacramento da ordem. No caso do sacerdócio, a estola confere múnus, que é o poder sacerdotal de Jesus que o ministro ordenado exerce em nome de Cristo na Igreja.

SOLIDÉU - Pequeno chapéu usado no topo da cabeça pelos bispos e cardeais, mas apenas o Papa usa o de cor branca. O nome solidéu deriva do latim "soli Deo", que significa "somente para Deus". Antonio Alves Sobrinho e outras 2.114 pessoas curtiram isso.

Seu lema, em latim, é "Miserando atque eligendo" (Olhou-o com misericórdia e o escolheu).

Bispo - é o responsável, com o papa, pela administração de uma diocese (reunião de paróquias). Considerado sucessor dos apóstolos. Padre - é responsável por uma paróquia e os serviços sacerdotais. Pode exercer a missão secular (fixo em sua diocese) ou ser um missionário.

Na hierarquia católica, os bispos estão subordinados diretamente ao papa. Eventualmente, um bispo pode responder também a um arcebispo. Esse vai ser o caso quando uma diocese estiver sob jurisdição de uma arquidiocese (unidade de maior extensão territorial). O chefe da arquidiocese é o arcebispo.

Mitra, assim como os demais deuses persas, não tinha imagens, templos ou altares, porque, diferentemente dos gregos, os persas acreditavam que os deuses tinham uma natureza diferente da dos homens. O símbolo de Mitra era o touro sacrificado pela divindade.

As roupas mencionadas no versículo 5 eram as usadas pelos sacerdotes para oficiar no templo. O termo “mitra limpa” refere-se a uma capa de sacerdote que era limpa e pura (Zacarias 3:5).

Alguns padres também o usam na cor preta ou marrom. O nome deriva da expressão “soli Deo”, isto é, só diante de Deus. Por isso, o tiram sempre diante do Santíssimo Sacramento.

Continuar lendo O que é mitra do Papa?