O que significa a palavra alopático?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Também conhecida como medicina tradicional, a alopatia é baseada no “princípio dos contrários”, uma corrente da medicina que busca a cura de uma doença por meio de medicamentos que atuem de forma contrária aos sintomas causados pela condição.

O princípio da alopatia é combater doenças com medicamentos que produzam efeitos contrários aos sintomas causados. Por isso, esses remédios são denominados “anti”, como os antibióticos, antialérgicos, antigripais, entre outros. A origem destes medicamentos pode ser sintética, vegetal, mineral ou animal.

Todas são formas de terapias medicamentosas usadas no combate das doenças e de seus sintomas. Atualmente a alopatia é a mais utilizada e o seu princípio básico é combater as doenças com o uso de medicamentos que produzam efeitos contrários aos sintomas.

A Alopatia é a medicina tradicional, que consiste em utilizar medicamentos que vão produzir no organismo do doente reação contrária aos sintomas que ele apresenta, a fim de diminuí-los ou neutralizá-los. Por exemplo: se o paciente tem febre, o médico receita um remédio que faz baixar a temperatura.

Ao contrário da alopatia, o tratamento homeopático tem como foco o paciente e a história da doença, estimulando o organismo a processar a auto cura, utilizando medicamentos homeopáticos preparados a partir de uma solução de álcool e água (tinturas) e diluídos muitas vezes para diminuir os efeitos colaterais.

Os “remédios” na homeopatia são conhecidos como ultra diluídos, porém, não isso não quer dizer que sejam mais “fracos”. Pelo contrário, podem ter ação tão ou mais eficientes que a alopatia tradicional, justamente por agir na causa da doença.

Os remédios de homeopatia podem ser administrados juntamente com outro medicamento, como alopatia, em casos de inflamação, como pneumonia, sinusite e outras causas. Em situações como essas, a recuperação é mais rápida, proporcionando mais qualidade de vida.

A fitoterapia utiliza plantas para o tratamento, enquanto a homeopatia emprega elementos de origem animal ou mineral. Entretanto, as diferenças entre Fitoterapia e Homeopatia não se restringem somente à matéria prima de seus métodos, vai muito além, distinguido também na forma como o diagnóstico é obtido.

A alopatia tem suas bases em Galeno (131-200), famoso médico particular do imperador romano Marco Aurélio (século II), que desenvolveu um sistema médico em que se combatia a doença por meio de substâncias ou compostos que se opunham diretamente aos sinais e sintomas das enfermidades.

O que são? São medicamentos que têm as mesmas características e produzem no organismo os mesmos efeitos que um medicamento de marca, mas não têm nome comercial e são vendidos pelo princípio ativo (substância que produz os efeitos terapêuticos).

“O fitoterápico é o produto elaborado a partir da planta medicinal. O paciente pode utilizar um fitoterápico em uma planta medicinal ou cultivar a planta.

A fitoterapia utiliza para a preparação dos remédios a matéria-prima retirada das plantas naturais como, folhas, caule, flores, raízes e frutos. Já na homeopatia, os medicamentos além de serem feitos com substâncias vegetais, também podem possuir princípios ativos minerais e animais em sua composição.

O que é medicamento homeopático? O medicamento homeopático visa um tratamento suave e sem agressão ao organismo, ou seja, sem causar efeitos adversos aos pacientes. Para tanto, os medicamentos homeopáticos são preparados a partir da extração de substâncias do reino vegetal, animal e mineral.

A terapia floral utiliza apenas as flores na preparação das essências, enquanto a fitoterapia utiliza plantas medicinais para tratamento de doenças. A fitoterapia utiliza plantas medicinais para tratamento de doenças.

Doenças que evoluem rapidamente, como as crises de asma e a pneumonia, não deve ser tratadas somente com homeopatia. Doenças que causam lesões irreversíveis a órgãos também não respondem bem ao tratamento, entre elas cirrose e enfisema.

Quais são os princípios da homeopatia?

  • Lei do Semelhante. ...
  • Experimentação no Homem Sadio. ...
  • Doses Mínimas. ...
  • Medicamento Único.

Normalmente encontra no rótulo destes medicamentos a designação CH, D ou X e LM ou L, mas alguma vez se perguntou sobre o seu significado? Pois bem, cada uma delas designa a escala de diluição do medicamento: CH (Diluição Centesimal Hahnemanniana, mais comum); D ou X (Diluição Decimal Hahnemanniana);

O que se recomenda é que, caso vá consumir alguma bebida alcoólica, não o faça com os remédios, dando um intervalo de pelo menos trinta minutos, bem como não exagere na quantidade. Fatores naturais, como calor e umidade, podem levar a uma perda da eficácia dos medicamentos, tanto homeopáticos quanto alopáticos.