O que significa a palavra atrófica?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A gastrite atrófica é uma condição que pode se desenvolver a partir da inflamação do revestimento do estômago. No geral, esse tipo de inflamação é provocado por infecções bacterianas habitualmente colonizadas na mucosa do estômago: a Helicobacter pylori, comumente conhecida como H. pylori.

Quais as doenças que causam atrofia muscular?

  • doença de Lou Gehring;
  • síndrome de Guillain Barré;
  • doença de Charcot-Marie-Tooth;
  • distrofia muscular de Duchenne e Becker;
  • osteoartrite;
  • neuropatia;
  • poliomielite;
  • esclerose múltipla.

Atrofia Muscular Neurogênica. Se dá por uma lesão em um nervo que se conecta ao músculo. É o tipo de Atrofia mais grave e acontece de forma mais repentina, podendo estar ligado aos sintomas de outras doenças como neuropatia, poliomielite e esclerose lateral amiotrófica.

Percepção é o ato, efeito ou faculdade de perceber e adquirir conhecimentos através dos sentidos e o ser humano consegue relacionar três níveis de percepção: exterocepção, interocepção e propriocepção.

A percepção é um processo que se realiza em três fases: selecção, organização e interpretação. Os indivíduos percebem só uma pequena porção dos estímulos aos quais estão expostos. Quando a percepção é recebida de acordo com os nossos interesses, é denominada de percepção selectiva.

Significado de Sinuoso
adjetivo Que faz curvas; tortuoso, recurvado, curvo: o curso sinuoso do rio. [Figurado] Que não é claro na fala; que usa de subterfúgios. [Figurado] Em quem não se pode confiar; duvidoso. [Figurado] Que se comporta de maneira dissimulada; dissimulado.

Como dito, atrofia muscular é o nome usado para qualquer condição que leve à perda de tônus muscular. Na maioria das vezes, a condição tem tratamento e, dependendo da sua causa, pode ser revertida. Existem basicamente dois tipos de atrofia: a causada por desuso e a neurogênica.

Até o momento, não há cura para a Atrofia Muscular Espinhal (AME).

Perda do controle e forças musculares; Incapacidade/dificuldade de movimentos e locomoção; Incapacidade/dificuldade de engolir; Incapacidade/dificuldade de segurar a cabeça.

O tratamento para atrofia muscular é feito de acordo com o diagnóstico da doença e seu tipo, porém, os tratamentos mais comuns são: fisioterapia ou musculação; eletroestimulação; reposição hormonal.

Existem vários tipos de atrofia muscular e suas causas estão relacionadas a lesões, à falta de uso da musculatura, à idade, entre outros fatores. Pessoas com atrofia muscular podem ter dificuldade para realizar tarefas como andar, falar e comer.

Se você perceber um desses sinais, procure imediatamente um clínico geral ou ortopedista que pedirá alguns exames para determinar qual a melhor forma de tratamento. Na maioria absoluta dos casos a atrofia muscular pode ser revertida.

A memória é uma importante função cognitiva que é caracterizada pela percepção, codificação, armazenamento e evocação de informações. A diminuição desta função associada ao envelhecimento, sem um comprometimento maior da independência do indivíduo, é caracterizada como déficit de memória.

Experiências anteriores do indivíduo, necessidades, motivos, personalidade, valores e atitudes podem influenciar no processo perceptivo. Uma pessoa que tenha uma grande necessidade de realização tende a perceber uma situação em função dessa necessidade.

Basicamente é preciso ser rápido nos itens observação e orientação para tomar decisões e, então, agir.

  1. Posição e observação. Para melhorar a observação é necessário posicionamento adequado. ...
  2. Seja um mestre da memorização. ...
  3. Atenção e orientação. ...
  4. Pratique sua consciência situacional.

Estabeleceu uma distinção entre duas espécies de percepção, que se distinguem por seus variados graus de força e vivacidade. As menos fortes e menos vivas são normalmente denominadas pensamentos ou ideias; ao segundo tipo denominou impressões, empregando esta palavra nem sentido diferente do usual.

A percepção inclui os cinco sentidos: tato, visão, audição, olfato e paladar. Também inclui o que é conhecido como propriocepção, que é um conjunto de sentidos que nos permite detectar mudanças na posição e no movimento do corpo. Muitos estímulos nos cercam a qualquer momento.

Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.