O que significa a palavra culturalmente?

Perguntado por: ncortes8 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

1. De modo cultural. 2. Do ponto de vista da cultura; do ponto de vista cultural.

culturalmente | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Cultura não é só aquilo que você conhece e gosta — é tudo que caracteriza diferentes formas de existir. Cultura engloba as religiões, as comidas, as formas que nos vestimos, os idiomas, as músicas e, principalmente, é diferente em cada pedacinho do mundo.

substantivo masculino Sentido de uma palavra, termo, frase; sentido, conceito.Definição atribuída a um termo, palavra, frase, texto; acepção, significação.Relevância que se dá a algo; valor: sua participação teve muito significado.Importância representativa atribuída a um sinal ou símbolo.Aquilo que alguma coisa quer ...

Como exemplos, podemos citar as tradições, as festas populares, os saberes e valores partilhados por um grupo social, sua música e dança, as comidas, lendas e até mesmo o “jeito de ser” de uma população.

De acordo com o historiador Alfredo Bosi, a palavra cultura advém da palavra Colo, que significa em latim “eu moro, eu cultivo”. Inicialmente, a palavra designava as culturas agrícolas (de beterraba, de cenoura) e, posteriormente, o verbete passou a se referir ao conjunto de ideias e tradições de um povo.

Nessa linha, as diferenças culturais incluem vários comportamentos, práticas, crenças e expressões que são consideradas únicas para membros de uma raça, nacionalidade ou etnia específicas. Também podem ser aplicados entre pessoas que têm diferenças de idade consideráveis ou visões completamente contrárias sobre a vida.

Principais antônimos de cultura: 1 desconhecimento, desinformação, incultura, ignorância, leiguice, insciência, insipiência, analfabetismo, atraso, inscícia, rudeza, bronquice, estupidez, burrice.

É um termo com origens históricas e que se adapta a diferentes contextos, como o agrícola, o físico e o intelectual. É amplamente utilizado no contexto das ciências sociais, especialmente no da Antropologia, para definir as características e costumes de determinados grupos.

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.

Trata-se de ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais e conhecimentos adquiridos a partir do convívio social, que podem ser mutáveis ou não, ao longo do tempo.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.

A noção de cultura faz alusão às características socialmente herdadas e aprendidas que os indivíduos adquirem a partir de seu convívio social. Entre essas características, estão a língua, a culinária, o jeito de se vestir, as crenças religiosas, normas e valores.

O órgão sexual masculino; pênis. Uso Vulgar. Pej.

Alice: Significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.
O nome Alice tem origem a partir dos nomes em francês Adaliz, Alesia e Aliz, utilizados como diminutivo do nome Adelaide, que possui origem germânica.

Cultura é um termo com sentido amplo que pode indicar tanto a produção artística quanto o modo de vida, o conjunto de saberes, a religião e outras expressões de um povo. A cultura é um dos elementos de análise da Antropologia e foi desenvolvida de diferentes maneiras, de acordo com o seu local e seu povo originário.

Em sentido amplo, a cultura refere-se às atitudes, crenças e práticas compartilhadas por um grupo e transmitidas de geração em geração. As culturas moldam as experiências das crianças e o trabalho intercultural tenta estudar os processos por meio dos quais essas influências ocorrem.

Num sentido popular a palavra cultura é utilizada para designar pessoas que possuem conhecimento, intelectualmente desenvolvidas. No sentido antropológico e sociológico a palavra cultura é utilizada para designar o comportamento social de um grupo.

Cultura está muito associada a estudo, educação, formação escolar, o que não é correto; por vezes se fala de cultura para se referir unicamente às manifestações artísticas, como o teatro, a música, a pintura, a escultura, cinema, logo ouvimos falar também de acesso a cultura. Não pare agora...