O que significa a palavra Desídiosa?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

adjetivo Em que há desídia, tendência para não se esforçar; preguiçoso, ocioso, indolente. Que faz as coisas sem cuidado ou sem vontade; negligente.

A pronúncia correcta de desídia [desleixo, incúria]será /dezídia/, com sílaba tónica na vogal acentuada graficamente. O s gráfico será pronunciado como /z/, uma vez que se encontra entre vogais.

O que é Desídia:
Desídia consiste num comportamento negligente, usado para representar a atitude de um funcionário que executa suas funções com desleixo, preguiça, desatenção ou má vontade.

A desídia consiste em negligência ou descuido na execução de um serviço. Ao anular a portaria de demissão, por maioria de votos, o colegiado entendeu que não ficou configurada a repetição de conduta desidiosa necessária para a aplicação da pena de demissão.

Qualquer comportamento que possa prejudicar o desempenho da companhia e representar prejuízo, de alguma forma, pode gerar uma advertência formal, ou seja, a desídia. Nesses casos, a empresa tem a opção de dispensar o funcionário por justa causa, desde que as condições das displicências sejam comprovadas.

Para isso, será necessária a ajuda de um advogado trabalhista, que poderá analisar os motivos e as provas apresentadas pela empresa antes de iniciar a ação. É necessário analisar bem a justificativa da empresa para a decisão do desligamento por justa causa.

Vimos, pela presente, aplicar-lhe advertência disciplinar pelo fato de você ter ___________________________ no dia ____, agindo assim com desídia no desempenho de suas funções, na forma do art. 482, letra e, da Consolidação das Leis do Trabalho ( CLT).

O Artigo 482 da CLT determina que o empregado pode ser demitido por justa causa em alguns casos, como não cumprir com suas obrigações, assumir má conduta dentro da empresa, ter uma postura que se caracterize como concorrência, tomar atitudes prejudiciais ao seu serviço, entre outros.

O termo é definido como o ato de um trabalhador realizar suas atividades com desinteresse e de maneira relapsa, o que inclui atrasos, faltas injustificadas e outras atitudes que demonstrem descaso com o trabalho.

Desídia no desempenho das respectivas funções:desatenção constante, desinteresse contínuo, desleixo com as obrigações contratuais, negligência e relapso, má vontade, omissão, desatenção e improdutividade de forma habitual.

DESÍDIA DE ADVOGADO – CARACTERIZAÇÃO DA PERDA DE UMA CHANCE
A Turma, por maioria, entendeu pela aplicabilidade da teoria da perda de uma chance, pois, a partir da negligência do patrono, subtraiu-se da autora uma oportunidade real de ganho patrimonial, haja vista a grande probabilidade de êxito.

A desídia pode se manifestar de diversas formas, desde erros grosseiros e reiterados na execução dos serviços, resultantes da desatenção do empregado, até faltas injustificadas e atrasos constantes ao trabalho, que evidenciam a intenção do trabalhador de postergar o máximo possível o momento da execução dos serviços.

Tempo de Leitura: 21 minutos A demissão por justa causa acontece quando o funcionário é desligado da empresa por ter violado regras e acordos trabalhistas de forma grave, encerrando a relação com o empregador.

Faltas reiteradas ao serviço caracterizam desídia e autorizam dispensa por justa causa. Desídia: negligência, desleixo, preguiça, desatenção, relaxamento, má vontade.

O conceito de urbanidade está relacionado a boas maneiras, cortesia e uso de linguagem adequada no trato com as pessoas. No ambiente de trabalho, a urbanidade não é um favor, mas o cumprimento de um dever legal.

Não há uma regra que especifique quantas advertências um colaborador pode receber, porém, na aplicação de uma suspensão, cabe o bom senso do empregador. A suspensão pode ser de 1 a 30 dias.

De acordo com a legislação, a principal consequência para situações em que o trabalhador comete um ato de indisciplina ou de insubordinação é a demissão por justa causa CLT. Ou seja, se o funcionário infringir qualquer uma dessas regras do artigo 482 clt, poderá ser afastado das suas atividades laborais.

Quantos dias de falta dá justa causa? O abandono de emprego é motivo para demissão por justa causa, ou seja, com 30 dias seguidos sem comparecer ao trabalho o empregado pode ser demitido. Entretanto, não é somente dessa forma que as faltas injustificadas podem levar à demissão.

O que assinar ou não
Havendo assinatura ou não, o trabalhador pode procurar a Justiça e contestar a justa causa. Em geral, as empresas irão apresentar ao trabalhador dois tipos de documento no momento da rescisão. O mais comum deles é apenas um comunicado de dispensa por justa causa.