O que significa a palavra DSS?

Perguntado por: lcampos3 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

O Diálogo Semanal de Segurança (DSS) é uma das ferramentas de segurança do trabalho mais simples e, ao mesmo tempo, eficientes para uma organização. Ela consiste em pequenos encontros entre a equipe da Segurança do Trabalho e os trabalhadores ou entre o encarregado e sua equipe de trabalho.

Apoiar o desenvolvimento de políticas e programas para a promoção da equidade em saúde. Promover atividades de mobilização da sociedade civil para tomada de consciência e atuação sobre os DSS.

OMS

Em 2018, a direção da OMS renova o compromisso com a ação sobre os determinantes da saúde, no 13º Programa Geral de Trabalho da Organização para o período 2019-2023 e cria o Departamento de Determinantes Sociais da Saúde, oportunizando o fortalecimento da narrativa global sobre os determinantes sociais da saúde, e a ...

As diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito atualmente bastante generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde.

Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), estabelecida em 2006, os DSS são: "os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população".

A Atenção Primária em Saúde abrange “a promoção, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação, de acordo com o perfil epidemiológico e as necessidades de saúde apresentadas pela população de um território“.

Os três pilares para agir sobre os determinantes sociais são: intersetoriariedade, participação e informação.

São conhecidos como determinantes sociais de saúde: a igualdade, economia, cultura, sociedade, comportamento, fatores de risco, entre outros. Existem diversos significados que explicam os determinantes sociais.

O estudo dos DSS visa analisar as iniquidades em saúde, ou seja, as desigualdades de saúde existentes entre determinados grupos populacionais e que são extremamente relevantes para uma compreensão do processo saúde-doença e como essa disparidade social pode afetar ou influenciar no adoecimento do ser humano que está ...

Seguem algumas dicas sobre como fazer DDS de forma eficaz:

  1. Deve ser um diálogo rápido. ...
  2. Ser objetivo e prático. ...
  3. Use a linguagem certa. ...
  4. Organização das reuniões. ...
  5. Palestrantes especializados. ...
  6. Feedback. ...
  7. Documente tudo. ...
  8. Varie os temas.

O modelo de Dahlgren e Whitehead inclui os DSS dispostos em diferentes camadas, partindo de uma camada mais próxima dos determinantes individuais até uma camada mais distante, na qual se situam os macrodeterminantes (aquilo que mais importa socialmente), como se pode conferir abaixo.

Os resultados obtidos dos professores revelam que a saúde pública é compreendida como dever do Estado na prestação de serviços de prevenção e assistência à saúde. Já a saúde coletiva é associada ao bem-estar físico, mental e social da população.

DDS significa “Diálogo Diário de Segurança”. É uma reunião diária entre funcionários e gerentes para discutir preocupações, riscos e procedimentos de segurança no trabalho.

De acordo com dados do SEST Senat, esse valor pode chegar a aproximadamente R$406 mil para a empresa, podendo variar de acordo com as características apresentadas anteriormente. Há ainda os custos de afastamento de trabalho pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Determinantes sociais, econômicos e ambientais da saúde. In: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ.

Os fatores de risco comportamentais (tabagismo, alimentação, inatividade física, obesidade, consumo de álcool e outras drogas) são modificáveis e o fisioterapeuta como profissional da saúde, deve desenvolver ações que auxiliem na adoção de hábitos de vida saudáveis.

O determinante é uma palavra que determina um nome, antecedendo-o num grupo nominal. Assim, precede o nome, concordando com ele, em género e número, e ajuda à construção do seu valor referencial, dando indicações sobre aquilo que o nome expressa e limitando ou concretizando o seu significado.

As condições econômicas e sociais influenciam decisivamente as condições de saúde de pessoas e populações. A maior parte da carga das doenças — assim como as iniquidades em saúde, que existem em todos os países — acontece por conta das condições em que as pessoas nascem, vivem, trabalham e envelhecem.

19 de setembro de 1990

A Constituição Federal de 1988 implantou, no país, o SUS, regulamentado dois anos depois pelas Leis nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, sendo recentemente atualizada pelo Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011.

O que é definido como único na Constituição é um conjunto de elementos doutrinários e de organização do Sistema Único de Saúde, os princípios da universalização, da equidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.