O que significa a palavra fé no original?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

A palavra fé tem origem no Grego "pistia" que indica a noção de acreditar e no Latim "fides", que remete para uma atitude de fidelidade.

substantivo feminino Crença intensa na existência de algo: fé em Deus. Crença em algo abstrato que, para a pessoa que acredita, se torna verdade. Maneira através da qual são organizadas as crenças religiosas; religião: sempre defendi a minha fé.

A definição de que 'crer é um ato de boa vontade; ter fé é uma atitude de consciência e de vivência', não reflete a premissa bíblica de 'crer' e nem de 'ter fé'.

O Apóstolo Paulo ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” ( Hebreus 11:1 ). Alma fez uma afirmação semelhante: “Se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não vêem e que são verdadeiras” ( Alma 32:21 ). A fé é um princípio de ação e poder.

Se tivésseis fé como um grão de mostarda (…) nada vos seria impossível.” “Se tiverdes fé e não duvidardes, (…) mas até se a este monte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar; assim será feito.” “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

Yeshua Hamashia é uma expressão em aramaico que significa "Jesus Cristo, o Messias".

O nome Jesus vem do hebraico "JHVH", chamado de o tetragrama inefável, que significa a "Eternidade de Deus", pois HVH é o infinitivo hebraico do verbo ser, e o prefixo J, transpõe os verbos hebraicos para o futuro.

Segundo o dicionário, é uma palavra que significa “confiança”, “crença”, “credibilidade”. A é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

Isaías 40:31. Assim como Davi, o profeta Isaías também destacou a importância de se manter firme na fé e esperar no Senhor, principalmente quando algo não vai bem: “mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

Então, aprendemos que, viver pela fé é andar na direção do Senhor, ouvindo a Sua voz, obedecendo a Sua vontade e crendo que Ele vai nos abençoar. A fé nos leva a ouvir a voz do Senhor, a Palavra de Deus e obedecê-la. Quando exercitamos (praticamos) a fé em nossas vidas, agradamos ao nosso Deus.

1 credo, convicção, credulidade, crença.

Alimente-se da Palavra
A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). Você provavelmente conhece esse versículo e é fundamental que ele seja uma realidade na sua rotina. Alimentar-se da Palavra de Deus é um dos principais caminhos para que sua fé possa crescer de forma saudável.

A fé genuína vem por ouvir a mensagem cujo conteúdo é a própria Palavra revelada de Deus, ou seja, a fé vem por ouvir a mensagem, a pregação de Cristo; e essa mensagem fala sobre Aquele que “foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades” (Isaías 53:5).

São três as virtudes teologais: fé, esperança e caridade ( 66 ). 1814. A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus» ( 67 ).

A fé é um dom, que ajuda as pessoas a passarem pelos momentos difíceis e pelas circunstâncias penosas, que sempre ocorrem na vida, quando menos se espera. Para superar essas dificuldades, para ter algum alento ou esperança, é preciso ter fé. Quanto maior a perda, mais necessária é a fé.

No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica.

Paulo diz que somos justificados pela fé e não pelas obras: “Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça” (Rm 4:5). “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou” (Tt 3:5).

Ter fé em Jesus Cristo significa confiar Nele completamente — acreditar em Seu poder, Sua inteligência e Seu amor infinitos. Isso inclui acreditar em Seus ensinamentos. Significa acreditar que, mesmo que não entendamos todas as coisas, Ele entende.

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

Yahweh é o nome em hebraico do Deus bíblico do antigo Reino de Israel. Seu nome é composto por quatro consoantes hebraicas (YHWH, conhecido como Tetragrammaton), que o profeta Moisés teria revelado ao seu povo.