Como Ver mel original?

Perguntado por: isales7 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Pingue um pouco de mel em um papel-toalha. Se o líquido demorar para ser absorvido, o produto é original. Mel adulterado costuma ser mais diluído e é absorvido rapidamente. Mel de verdade não estraga (e deve ser conservado fora da geladeira).

Quais são as melhores marcas de mel de qualidade? Mel em Jarra Ebia. Mel Holanda Baldoni. Mel Silvestre Pote PET.

Importante verificar se há na embalagem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Esse selo é a garantia de que o produto passou pela inspeção do Ministério da Agricultura e está dentro das normas para ser comercializado; Prefira um mel envasado em embalagem de vidro, ao invés de embalagem plástica.

A cristalização do mel ocorre quando as moléculas de glicose se separam da frutose, fazendo com que ela se transforme em pequenos cristais. Todo o mel irá cristalizar com o tempo, porque todos tem glicose e frutose.

Claro, o óleo tem outra propriedade que é o fato de ele não se misturar com a água… Já o mel é mais denso, mais pesado que a água, por isso ele fica no fundo do copo.

Em sua composição, o mel contém cerca de 30% de glicose, que tende a formar cristais quando submetida a baixas temperaturas. Portanto, se você guarda o seu mel na geladeira – o que não é indicado -, a tendência de ele cristalizar é bem grande, bem como essa tendência aumenta à medida que o friozinho vai chegando.

Quando for comprar o mel, compre mel puro e de preferência orgânico; O mel orgânico se diferencia por não conter produtos químicos como, por exemplo, antibióticos, pesticidas e agrotóxicos; Importante verificar se há na embalagem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Benefícios do Mel para saúde
São muitas as vantagens que o mel pode trazer ao nosso organismo quando incorporado de forma equilibrada no dia a dia. Ele é um alimento muito rico em nutrientes, sendo os principais a vitamina C e os minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

O mel é considerado um fluido viscoso, aromático e doce elaborado a partir do néctar das flores e de secreções de partes vivas de determinadas plantas ou ainda de excreções de insetos sugadores de plantas, no qual abelhas melíferas coletam, transformam, combinam e deixam maturar nos favos das colméias.

A moderação é essencial para comer mel diariamente
Por sua vez, Julio Basulto, especialista em Dieta e Nutrição, ressalta que o mel é um alimento que fornece calorias vazias e que, portanto, é aconselhável consumi-lo com moderação para aproveitar todos os seus nutrientes e benefícios.

O sabor, se mais ou menos doce, com ligeira sensação acre, é devido à presença de pequenas quantidades de ácidos fórmico e málico. O aroma, se agradável, é característico de mel normal.

A cristalização é um processo natural que ocorre porque o mel é uma solução supersaturada de açúcar, que contêm mais açúcares do que pode permanecer em solução. Isso faz da solução uma mistura instável, e ela, ocasionalmente, pode retornar à estabilidade por meio da cristalização.

Mergulhe a ponta de um palito de fósforo no mel a ser testado, e depois o risque. Mel natural vai acender o fósforo facilmente e a chama vai queimar. Mel falsificado não acende por causa da umidade que ele contém.

Afinal, por que o mel açucara? Isso é bom mesmo? Sim, é muito bom sinal. O mel fica assim porque contém 30% de glicose, um açúcar que tende a formar cristais sólidos.

Também não é recomendado guardar o mel na geladeira, pois ele ficará mais sólido. Dessa maneira nem sempre estará pronto para o consumo na forma líquida. Prefira recipientes que sejam bem vedados, evitando a entrada de ar.

Agora você já sabe que os melhores méis do mercado são:

  • BALDONI - Mel Baldoni Orgânico.
  • FLORA NÉCTAR - Mel Ebia em Jarra.
  • EMPÓRIO DO MEL - Mel Flores de Eucalipto.
  • PRODAPYS - Mel de Melato de Bracatinga.
  • APISNUTRI - Mel de Laranjeira.

Alguns tipos de méis demoram mais ou dificilmente se cristalizam, por apresentarem um teor de glicose superior a 30%, por exemplo os méis obtidos das floradas de trigo sarraceno (Fagopyrum sagitatum), e o mel da caatinga que tem como principal planta fornecedora de néctar, a aroeira.

Tomar uma colher de mel antes de dormir pode ter alguns benefícios para a saúde. O mel é uma fonte de carboidratos simples que pode fornecer uma fonte rápida de energia e pode ajudar a melhorar a qualidade do sono ao aumentar os níveis de triptofano, um aminoácido que pode ajudar a promover o sono.