O que significa a palavra guerrilheira?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

1. Indivíduo que faz parte de uma guerrilha. 2. Chefe de guerrilha.

guerrear | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

A Guerrilha tem como estratégia submeter o adversário, que pode até ser muito mais poderoso, a condições adversas que causem extrema dificuldade as suas ações. Desta forma, combatentes podem fazer frente a poderios militares superiores.

A palavra guerrilha vem do espanhol guerrilla, que significa “guerra pequena, de pequeno porte”.

Guerrilla significa “pequena guerra”, e as principais táticas empregadas eram sabotagens, atentados, emboscadas, barricadas improvisadas, cercos etc. Desde então, o termo passou a ser associado a ações similares perpetradas em diversos contextos e regiões diferentes do globo desde o século XIX até os dias de hoje.

Marketing de guerrilha é uma estratégia inovadora, não-convencional e de baixo custo que visa divulgar e expor uma marca ou produto. O termo foi inspirado pela Guerra do Vietnã, onde os vietnamitas usavam táticas criativas e métodos incomuns para superar seus adversários.

Os principais grupos armados durante a ditadura no Brasil foram: Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), Vanguarda Armada Revolucionária – Palmares (VAR- Palmares) e Ação Libertadora Nacional (ALN). Guerrilheiros presos na serra do Caparaó.

Situação de hostilidade (ideológica, política, económica , tecnológica, militar) entre nações, que procuram sabotar o regime adversário sem recurso ao conflito armado directo , mediante jogos de influência, pressões económicas , propaganda, espionagem ou outras acções indirectas .

Significado de Guerra. substantivo feminino Luta armada entre nações ou entre partidos; combate, batalha. Conflito armado entre povos ou etnias diferentes, buscando impor algo pela força e pela violência, com o objetivo de proteger seus próprios interesses.

2 luta, combate, briga, disputa, peleja, contenda, porrada, enfrentamento, pugna, escaramuça, bulha, lide, refrega. Desentendimento: 3 desentendimento, desavença, discórdia, oposição, hostilidade, rivalidade, desinteligência, inimizade.

A organização defendia a atuação em duas frentes: articulação urbana a partir da classe estudantil e operária e, no campo, a partir da tática de guerrilha. O objetivo dessas articulações era formar um exército popular.

A Guerrilha do Araguaia foi uma tentativa de ação revolucionária comunista no Brasil que transcorreu entre 1967 e 1974, na região conhecida como “Bico do Papagaio”, situada na fronteira entre os estados do Pará, Maranhão e Tocantins (então Goiás).

Enquanto as guerrilhas procuram se aproximar ao máximo da estrutura militar de comando e obediência, as organi- zações terroristas não compartilham de um tipo preferencial de estrutura organizacional. Outra diferenciação comumente apontada para distinguir guer- rilha de terrorismo baseia-se na atuação operacional.

No Brasil, a guerrilha de foco também existiu e foi colocada em prática pelos guerrilheiros brasileiros no ano de 1968, na conhecida Guerrilha do Araguaia, onde guerrilheiros revolucionários adotaram a luta armada como principal forma de derrubar a ditatura militar que havia sido instalada no Brasil, no ano de 1964.

Nas obras, os artistas denunciavam a tortura e os assassinatos cometidos pela ditadura militar, questionavam a falta de liberdade e a censura, ao mesmo tempo em que discutiam o estatuto da arte e suas instituições e se recusavam a produzir objetos colecionáveis.

A Guerrilha do Araguaia foi um movimento guerrilheiro existente na região amazônica brasileira, ao longo do rio Araguaia, entre fins da década de 1960 e a primeira metade da década de 1970.

R: As guerrilhas vendem proteção aos traficantes para escoamento da cocaína. Em contrapartida o narcotráfico financia as guerrilhas. 5) O que são grupos paramilitares? R: Grupo paramilitar é um grupo clandestino que atua paralelamente ao exército, portanto, às margens da lei.

A guerrilha urbana ocorre quando uma força estabelecida - como o Exército ou a polícia, confronta-se com uma força de guerrilha que faz uso de táticas de guerra adaptadas ao meio urbano. Resultado da industrialização, o fenômeno tomou forma a partir da aglomeração de pessoas, que originou os centros urbanos.

A Guerrilha é dividida em três fases onde se notam os avanços e recuos de cada parte envolvida.

  • Primeiro Combate. O Exército começou o ataque, em 12 de abril de 1972, atacando de surpresa. ...
  • Segundo Combate. Entre setembro e outubro de 72, houve mais combates. ...
  • Terceiro Combate. ...
  • Consequências da Guerrilha do Araguaia.