O que significa a palavra habita?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Morar; ter como residência fixa: habitava um apartamento novo; habitam em uma cidade pequena. [Figurado] Permanecer; faz-ser presente: um pensamento que habitava sua mente; Deus habita na alma de quem crê. Povoar; providenciar moradores ou habitantes: decidiram habitar o deserto com presidiários.

Lembremos que o elemento que vem após o verbo “habitar”, não pode ser iniciado pela preposição “em”. Nesse caso, a frase correta é: Jesus me habita.

Assim Jesus quer ser para você, pois a sua existência não faz sentido algum sem Ele. Em nossa língua habitar significa morar, ter como residência fixa, mas às vezes pensamos que podemos somente visitar, frequentar de vez em quando, por conveniência ou mesmo saudade.

Onde o nosso Deus mora e habita? Ele não está nos sábios nem nos entendidos, mas nos corações pequenos, nas almas humildes, naquele que se faz pequeno. É ali que o Deus grande habita.

A palavra hábito dá a entender que alguma coisa é feita de modo sistemático (como uma mania.) Por outro lado, a palavra habitar tem o mesmo sentido de residir ou morar. Ainda, vale destacar que a palavra habitar (verbo) traz a noção de algum evento que está em plena ação.

1 habitantes, residentes, inquilinos, ocupantes, domiciliados, habitadores, radicados, cidadãos, população, povo, gente, pessoas, indivíduos, íncolas, vizinhos.

Ter residência em: 1 residir, viver, habitar, domiciliar-se, assistir, estanciar. Exemplo: Gostaria de voltar a morar em Copacabana.

1 morrer, falecer, sucumbir, finar-se, partir, ir-se, perecer, fenecer, desviver, arrefecer, passar, desencarnar, tombar, expirar, espichar.

Ainda que esta relação não seja necessariamente direta, uma vez que habitar, em português, tenha se originado do termo latino habitare, e hábito, por sua vez, tem como matriz formadora a palavra latina habitus. O termo habitare significa "morar, povoar, residir", ou, em uma única palavra: "habitar".

habitar

  1. Presente. eu. habito. habitas. habita. habitamos. habitais. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. habitei. habitaste. habitou. habitámos. habitastes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. habitava. habitavas. habitava. habitávamos. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. habitara. habitaras. habitara. habitáramos. ...
  5. Futuro. eu. habitarei. habitarás. habitará habitaremos.

abitam | Conjugação de abitam no Dicionário Infopédia de Verbos Portugueses.

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (…) O templo de Deus, que sois vós, é santo” (I Coríntios 3:16–17).

Salmos 27:4 ARA
Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.

''Por que Ele vive e eu posso crer no amanhã'' (João 20: 1-3).

Se “Deus habita esta cidade”, todos aqueles que têm fé também têm uma missão: fazer todo o possível para que São Paulo se torne uma habitação sempre mais digna de Deus e dos seus filhos, superando aquilo que não condiz com essa presença santa.

Quem é como o SENHOR, nosso Deus, que habita nas alturas; que se curva para ver o que está nos céus e na terra; que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo; que faz com que a mulher estéril habite em família e seja alegre mãe ...

O que devemos fazer para viver na presença de Deus? Guardar os Seus mandamentos, vivê-los, colocar em prática a condição mínima para ter a vida em Deus, amá-Lo sobre todas as coisas, respeitar o Seu nome, amar o nosso próximo, amar a nós mesmos, levar uma vida segundo os mandamentos do Senhor.

E o hábito é um instinto que torna o sujeito sensível à “tendência à repetição” que se encontra inscrita na própria Natureza, possibilitando não apenas a experiência e o conhecimento, mas a existência mesma dos seres vivos.

Os hábitos surgem a partir da repetição de ações no dia-a-dia, servem para poupar o cérebro das tomadas de decisões corriqueiras, ou seja, agir de maneira mais automática e assim pensar menos.

Hábitos são comportamentos que se incorporam na nossa rotina e vão passando a ser cada vez mais fáceis e automáticos de executar. São coisas que você já está tão habituado a fazer, que muitas vezes nem pensa para fazer e que já fazem falta quando você não as realiza.