O que significa a palavra hidrofílica?

Perguntado por: zflores . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

1. Que gosta de água. 2. [ Química ] Que absorve facilmente a água ou outros líquidos.

[Química] Característica do que absorve água ou tem capacidade de absorvê-la: composto hidrofílico, substância hidrofílica. Propriedade do que absorve bem a água: tecido hidrofílico.

Substâncias que não dissolvem-se bem em água são chamadas hidrofóbicas ('medo de água') enquanto que as que o fazem são conhecidas como hidrofílicas ('amantes da água'). Um exemplo de substância hidrofílica é o cloreto de sódio (ordinariamente sal de cozinha).

Cremes O/A (hidrofílicos) são em geral menos viscosos que cremes A/O (hidrófobos). Enquanto os cremes são classificados como preparações semissólidas, as loções são classificadas como preparações líquidas.

O efeito hidrofóbico é o aumento de entropia atribuído à liberação de moléculas de água solvatando as cadeias carbônicas. Ao se agregarem, as regiões apolares das moléculas reduzem a área exposta à água e minimizam o seu efeito perturbador.

hidrofílicas são as que tem afinidade com a água, geralmente são substâncias polares, as hidrofóbicas não possuem afinidade com a água, geralmente são substâncias apolares. Hidrofílica: Possui afinidade com a água, se atrai pela água. Hidrofóbica: Não possui afinidade pela água, a água o repele.

As moléculas hidrofílicas são aquelas que possuem afinidade com a água. Elas se dissolvem na água. Esse tipo de molécula apresenta polaridade. Exemplo: moléculas do cloreto de sódio (sal de cozinha).

A cabeça hidrofílica dos fosfolipídios em uma membrana bicamada é voltada para parte externa, entrando em contato com o fluido aquoso dentro e fora da célula. Como a água é uma molécula polar, ela prontamente forma uma interação eletrostática (baseada em carga) com as cabeças dos fosfolípidos.

Importante: a água é considerada um solvente universal pela sua capacidade de dissolver grande parte das substâncias. Além disso, ela é capaz de fazer dissolução de substâncias nos estados sólido, líquido e gasoso.

Insolúvel: O ferro não se dissolve em água em nenhuma proporção.

A água tem características especiais que permitem a vida no planeta, entre elas, sua grande capacidade de dissolver substâncias, além de conter nutrientes orgânicos e inorgânicos, é encontrada em maior quantidade na forma líquida, aspectos essenciais aos seres vivos.

Portanto, a água só dissolve solutos polares, como, por exemplo, sais, açúcar, álcool, etc. O óleo por sua vez é composto por ligações apolares e por isso não é miscível com água, mas se mistura com gasolina por ser esta também um composto apolar.

Os quatro tipos de hidratante
Estratégias para promover a hidratação da pele incluem o uso de quatro tipos diferentes de ingredientes: umectantes, oclusivos, emolientes e hidratantes biológicos.

Os hidratantes são divididos em três categorias principais: umectantes, emolientes e oclusivos.

O Sérum Uniformizador tem textura em sérum, que desaparece rapidamente na pele. Já o Óleo Antissinais tem textura em óleo, que entrega uma hidratação potente. Quando o assunto é pele sensível, há diferença também.

Um material impermeável à água é dito hidrofóbico, já aqueles que não repelem esse líquido são conhecidos como hidrofílicos.

Hidrofóbico: quer dizer incompatível com a água (hidro = água e fóbico = fobia); Hidrofílico: quer dizer compatível como a água (fílico = busca).

As cadeias hidrofóbicas interagem entre si através de interações de Van der Waals “escondendo-se” do meio aquoso. As cabeças polares interagem com a água nas superfícies interiores e exteriores da membrana.

Quando se fala em substância hidrofílica e polar entende-se que esta parte da molécula interage com a água, enquanto a hidrofóbica e apolar tende a repelir a água e interagir com um composto apolar, em virtude de substâncias de essa natureza interagir física e quimicamente com outra semelhante a ela.