O que significa a palavra roux?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O roux é uma técnica de base da gastronomia francesa. Trata-se de uma pastinha feita com farinha e manteiga muito usada para o preparo de molhos, cremes e sopas.

Um roux (pronuncia-se "roo") é um dos molhos espessantes básicos da cozinha e é usado principalmente para engrossar molhos e sopas. Ele é a base para os molhos clássicos como béchamel, velouté ou espagnole, só para citar alguns exemplos.

doces do tipo sonho e com mistura de farinha de trigo cozida na manteiga. doces à base de mandioca e do tipo molho à bolonhesa.

Significado de Rouxinol
substantivo masculino Ornitologia. Pequena ave da família do tordo, à qual também pertence o sabiá.

Roux é usado como um agente espessante para molhos, molhos, sopas e ensopados. Ele fornece a base para um prato e outros ingredientes são adicionados após a conclusão do roux. Beurre manié também é usado como uma etapa de acabamento para molhos, conferindo uma textura lisa e brilhante antes do serviço.

Mirepoix é uma das bases da culinária francesa e serve para equilibrar e dar sabor a molhos e caldos, geralmente é refogado no começo do preparo, mas pode até ser usado em assados se quiser. Os ingredientes tradicionais são cebola, cenoura e aipo(salsão) cortado em cubos de aproximadamente 1-2cm.

5 Questão Quais cuidados devemos tomar ao se preparar um roux. Se o roux estiver quente, o líquido deve estar quente, e vice-versa. É necessária cerca de 1 hora até o líquido perder o sabor residual de farinha do roux, após a adição. Manter a temperatura do banho maria baixa, evitando a todo o custo a fervura.

Você sabia que existem 5 tipos de molho básico, também chamados de “molhos mãe”, do qual quase todos os outros molhos da cozinha francesa derivam? Béchamel, espagnole, velouté, hollandaise e vermelho – esses são os cinco molhos clássicos ou matrizes da cozinha francesa.

Nas artes culinárias, existe um termo chamado de “molho-mãe”. Ele refere-se a qualquer um dos molhos básicos – que são os pontos de partida para fazer outros diversos tipos de molho secundários ou molhos compostos. São chamados de molhos-mãe porque cada um é como o chefe de sua própria família.

Pegadinho ou 'socarrat': a casquinha que dá sabor especial.

Roux

Para fazer um molho bem gostoso é importante, muitas vezes, que ele esteja encorpado e cremoso. Para ajudar a chegar nesse resultado, uma técnica muito usada é o Roux, base espessante clássica da cozinha francesa.

O roux, pra quem não sabe, é a farinha de trigo com manteiga e um aromatizante, que se chama cebola piqué: a cebola com um pouquinho de cravo-da-Índia. Essa cebola especial é a responsável pelo aroma do molho.

Amido de milho com água ou leite:
Na culinária, a mistura é conhecida por slurry.

O que comumente chamamos de ragu aqui no Brasil é esse feito de carne cozida em molho de tomate durante um tempo maior e que, na Itália, é o chamado “ragu napoletano”.

O nome pode vir do francês – ragoût–, mas são os italianos que mais reverenciam o ragu em sua culinária. Na teoria, ele se difere de um molho comum por causa do uso de uma proteína e do longo cozimento.