O que significa a palavra Trendelenburg?

Perguntado por: obotelho . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

É uma variação da posição de decúbito dorsal, onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal.

De forma geral, é uma posição utilizada para cirurgias. de órgãos pélvicos, estados de choque, tromboflebites. e laparotomia de abdômen inferior.

Posição de Trendelenburg
Neste caso, o corpo do enfermo é posicionado, com uma leve inclinação, na posição transversal, com os membros inferiores mais elevados que os superiores. Este método, é, comumente, utilizado em cirurgias estomacais e do trato intestinal.

Utilizando-se a manobra de Trendelenburg pode-se caracterizar a incompetência da junção safeno femoral da veia safena magna e de veias perfurantes da coxa e da perna.

A posição pode ser usada para aumentar a função respiratória em pacientes com sobrepeso e obesidade, aliviando a pressão na cabeça. Dito isto, há riscos de hipotensão e redução do fluxo sanguíneo para o cérebro, pescoço e área genital.

Posição em decúbito ventral ( barriga voltada para baixo), manobra utilizada para combater a hipoxemia nos pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo.

Índice

  • 1.1 De quatro.
  • 1.2 Ajoelhado.
  • 1.3 Deitado.
  • 1.4 Sentado.
  • 1.5 Agachado.
  • 1.6 Em pé

Posicionar o paciente em decúbito lateral. Posicionar o paciente em decúbito lateral. Nessa posição o paciente fica deitado de lado com ambos os braços para frente e os joelhos e quadris fletidos. O peso é suportado pela lateral do ilíaco e pela escápula.

Nesses casos, a posição semi-Fowler (cabeceira elevada a 45º) é a mais aconselhada, no entanto, deve-se evitar elevar a cabeceira acima de 45º para não aumentar a pressão e o cisalhamento na região do sacro e do cóccix (Figura 5).

Enquanto no decúbito dorsal o paciente está de barriga para cima, no decúbito ventral, ele está de barriga para baixo. Ou seja, deitado sobre a porção anterior ou ventral.

Na posição supina ou decúbito dorsal, o paciente fica deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados. É uma das posições mais assumidas pelos pacientes hospitalizados.

É a troca de posição do paciente acamado ou restrito ao leito. pressão); • Facilitar a expectoração de secreção traqueal e brônquica; Impedir o aumento de secreção pulmonar. Todos os pacientes acamados ou restritos ao leito que estejam incapacitados de mudança de posição ativa.

Teste de Trendelenburg: em 1895, Freidrich Trendelenburg descreveu um sinal clínico empregado para determinar a integridade da função dos músculos abdutores do quadril.

O glúteo médio é um músculo em forma de leque localizado na região posterior do quadril, se estendendo do osso ilíaco ao fêmur proximal.

Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.

Melhora a respiração. Melhora a digestão. Aumento da função urinária e intestinal. Alonga a musculatura e previne contraturas articulares.

A posição prona é uma manobra utilizada para combater a hipoxemia nos pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo. Apesar de hoje ser considerada um modo eficaz de melhorar a oxigenação, os mecanismos fisiológicos que levam à melhora da função respiratória ainda não estão completamente esclarecidos.