O que significa a pintura rupestre da Toca do Pajau?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

A pintura rupestre encontradas na Toca de Pajaú apresentava certos aspectos que eram comum na vida diários dos grupos que existiam na pré-históricas do Brasil. É uma fonte histórica importante para entender a história da humanidade e as particularidades da sociedade de Pajaú.

Técnicas e Temáticas da Arte Rupestre
Nessa época, começam a retratar animais, sobretudo bisões, cavalos, cervos. Também é possível encontrar imagens do cotidiano, com cenas de caça, dança, luta e sexo. Leia também: A arte no Período Paleolítico.

“Essas pinturas rupestres são uma evidência espetacular de como os humanos reconstruíram a terra e como caçaram, cultivaram e pescaram”, disse Iriarte no comunicado à imprensa. “É provável que a arte fosse uma parte poderosa da cultura e uma forma de as pessoas se conectarem socialmente.

As imagens consistiram principalmente na representação de animais, de seres humanos, de objetos celestes e de figuras híbridas de humanos e animais. Várias cenas de caçadas eram também representadas nas pinturas.

Na grande maioria das pinturas rupestres ocorre a existência de linhas, traços e formas geométricas, além da frequente ocorrência de impressões de pés e mãos dos seres humanos ou de animais da época. Também são observados com frequência retratações do próprio homem, ou de animais ou de algumas cenas do cotidiano.

O desenho existe desde a Pré-História, como forma de manifestação estética e linguagem expressiva, porém obteve status de arte durante a Idade Média. O desenho possibilitou o estudo da figura humana. Desde o final do século XIX, os desenhos eram bastante utilizados em publicidade.

Parque Nacional Serra da Capivara

As mais antigas manifestações de arte pré-histórica no Brasil encontram-se no maior parque arqueológico do país, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13 000 a.C.

Arte rupestre é o nome da mais antiga representação artística da história do homem. Os mais antigos indícios dessa arte são datados no período Paleolítico Superior (40.000 a.C.); consistiam em pinturas e desenhos gravados em paredes e tetos das cavernas.

A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.

Estudos recentes estimam que a arte rupestre teve início quando o homem de Cro-Magnon se estabeleceu na Europa, deslocando o homem de Neanderthal. As pinturas da caverna de Altamira, na Espanha, foram encontradas pela primeira vez por Marcelino Sanz de Sautuola, há aproximadamente 150 anos.

As pinturas eram feitas a partir de diferentes materiais, como terra, argila, sangue de animais e pigmentos obtidos de plantas, minerais e carvão vegetal. As cores predominantes eram preto, vermelho, laranja, amarelo e marrom. Eram utilizados os dedos ou pincéis feitos com pelos de bichos.

Desde os desenhos feitos em cavernas até os objetos usados para a caça, a arte desse período revela como os primórdios viviam e se comunicavam. Antes mesmo do surgimento da escrita, os homensdesenhavam figuras de animais e de pessoas em cenas de rituais religiosos.

Figuras rupestres naturalistas
Eram representações naturalistas, ou seja, feitas de maneira semelhante ao real, a intenção era de retratar as figuras como eram vistas. Assim, eles criaram desenhos com variedades de cores e nuances, chamadas de pinturas policromáticas.

As pinturas rupestres foram feitas em rochedos e paredes de cavernas durante a pré-história, período que antecedeu a escrita. Nesta época, o homem era nômade e alimentava-se de frutos, peixes e pequenos animais.

A pintura surgiu na pré-história, quando os povos nômades faziam uso de pinturas nas paredes rochosas. Eles faziam desenhos com carvão deixando marcas nas cavernas por onde passavam.

No Brasil existem três estilos predominantes na arte rupestre. Os traços geométricos pertencem à tradição agreste. As figuras humanas são a marca da tradição Nordeste. Já as gravuras na pedra formam a tradição Itacotiara.

Em 1903, o arqueólogo francês Salomon Reinach lançou uma das primeiras teorias: os habitantes das cavernas pintavam animais para propiciar a caça, em uma espécie de ritual de vodu.

A criança antes de começar a representar ela usa a imitação, ou seja, ela imagina as coisas e os objetos e assim apresenta seus primeiros traçados fazendo uma comparação entre o real e o imaginário. Através do desenho ela cria e recria formas de expressar seus medos, angustias e representar algo bom de sua vida.

É chamado de arte rupestre o conjunto de figuras encontradas em paredes de cavernas e outros abrigos. Estes desenhos começaram a ser feitos pelos homens há cerca de 40.000 anos atrás.

A caverna de Leang Tedongnge, localizada na ilha indonésia de Celebes, abriga a obra de arte mais antiga do mundo conhecida até agora: um javali de 136 centímetros de comprimento por 54 de altura, pintado há mais de 45.500 anos, conforme revela um artigo publicado nesta quarta-feira na revista Science.

Fundação Museu do Homem Americano - FUMDHAM, São Raimundo Nonato - PI.