Onde o índio mora toca?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Os índios brasileiros constroem vários tipos de moradias diferentes, porém a mais conhecida é a oca. É uma a mais comum habitação indígena, principalmente entre os índios da família tupi-guarani. Consiste em uma grande cabana, feita com troncos de árvores e cobertas com palha ou tranco de palmeira.

Bastões de ritmo (Taquara, Tacapú, Karutana, Waranga, etc) um canudo de bambu ou madeira oca de dimensões variadas, podendo ser aberto nas extremidades ou fechado com cera, marca o ritmo ao ser batido no chão acentuando um dos tempos da dança.

Modos de Vida. A maioria dos povos indígenas vive completamente das florestas, através de uma mistura de caça, coleta e pesca. Eles cultivam plantas que utilizam como alimentos e medicamentos, e também usam a vegetação para construir casas e fazer objetos do cotidiano.

No Brasil, o termo aldeia é usado principalmente para definir as povoações indígenas. No país, a população indígena vive em aldeias que são distribuídas por todo o território nacional. A aldeia indígena reflete o modo de organização social desses povos, onde cada comunidade mantém a sua dinâmica própria.

o·ca |ó| Casa coberta de colmo, geralmente circular, usada por índios brasileiros para habitação de uma ou mais famílias.

As formas de organização das aldeias indígenas são distintas de um povo para outro. Algumas tribos preferem construir suas aldeias em forma de ferradura; já outras optam pela forma circular; outros, ainda, constroem uma única habitação coletiva.

São elas: guajajara, sateré-mawé, xavante, yanomami, terena, macuxi, kaingang, ticuna e guarani, sendo que as últimas contam com cerca de 30.000 falantes cada uma. Já as cerca de 170 línguas restantes possuem um número de falantes de cerca de 400 índios, cada uma.

Eles vivem em barracos de lona e de plástico, pois na região há pouca taquara e bambu, que são utilizados para a confecção de artesanato. “Por isso é que precisamos de casas de madeira, como a dos brancos. Com essas casas, ficaremos resguardados dos temporais de vento e de chuva.

O maracá é um dos instrumentos musicais indígenas mais conhecidos, sendo seu nome muitas vezes utilizado como uma designação genérica para chocalhos.

O objetivo era espantar os animais selvagens. Atualmente, se o cabuletê é utilizado em brincadeiras infantis e ritos de religiões afro-brasileiras, assim como em musicalizações infantis, pois tornou-se bastante popular entre as crianças. Isso se deve a facilidade de execução sonora do cabuletê.

Pode ser feito com madeira (de tábua ou troncos escavados), carapaça de tartaruga, cerâmica, couro e pele de animais. Os tambores são instrumentos utilizados tanto para sinalização e comunicação, quanto em festas e cerimônias sociais e religiosas.

Principais alimentos tradicionais dos índios brasileiros:
Frutas, verduras, legumes, raízes, carne de animais caçados na floresta (capivara, porco-do-mato, macaco, etc), peixes, cereais, castanhas.

As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas.

Entre muitos outros frutos nativos indígenas, podemos destacar o Açaí, Tucumã, Guaraná, Cupuaçú, Pinha, Cajuru, Pupunha, feijão-de-corda e pimenta-de-cheiro.

Significado de aldeãs: Que mora em aldeia.

O que é Cacique:
Cacique é um termo usado para designar o índio que é responsável por uma tribo indígena. O cacique é uma espécie de "chefe" político da tribo, responsável por organizar e cuidar de questões referentes aos índios, como o modo de vida, os rituais e até mesmo punições.

Antes, vejamos o significado de aldeia: Povoação, geralmente rural, com poucos habitantes, de categoria inferior à vila, que pode ter autonomia e economia de subsistência (consome tudo que produz, não exporta porque não há excedente).

Oca é a típica habitação indígena brasileira. O termo é oriundo da família linguística tupi-guarani.

  • Machado. Fulni-ô.
  • Borduna. Fulni-ô.
  • Lança. Kariri-Xocó.
  • Flechas. Índios do Nordeste.
  • Borduna. Pankararu.