O que significa a sigla COX?

Perguntado por: ulopes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A prostaglandina H2 sintase, também conhecida como cicloxigenase (COX), é uma glicoproteína dimérica integral da membrana, encontrada predominantemente no retículo endoplasmático. Atua como efetor secundário na via metabólica da cascata do ácido araquidônico.

Os anti-inflamatórios inibidores das ciclo-oxigenases (COX) representam a classe de fármacos mais comumente utilizada. A COX corresponde a uma classe de enzimas conservadas evolutivamente e tem duas isoformas principais: a COX-1 e a COX-2. Seus subprodutos têm papel fundamental na inflamação e na percepção da dor.

Ciclooxigenase (COX) é a enzima marca-passo na rota metabólica onde o ácido araquidônico é convertido em prostaglandinas. COX-2 é a isoforma que é induzida em sítios de lesão/inflamação e expressa constituivamente em alguns poucos tecidos, como o sistema nervoso central.

A COX-2 é expressa quando há um estímulo inflamatório, tendo sua produção induzida por citocinas pró-inflamatórias e fatores de crescimento, isto lhe atribui funções tanto na inflamação quanto no crescimento celular (TASAKA, 2011).

A COX-1 foi a primeira a ser caracterizada e é expressa constitutivamente, ou seja, está presente nas células em condições fisiológicas, principalmente nos vasos sanguíneos, plaquetas, estômago e rins.

AINEs seletivos para COX 3
A dipirona possui um pequeno efeito de reduzir a inflamação, lembrando que ela é um inibidor não seletivo e pode inibir a COX 2.

Ciclo-oxigenase-2 (COX-2) também conhecida como prostaglandin-endoperoxide synthase 2 é uma enzima que em humanos é codificada pelo gene Ptgs2. Símbolos alt. É responsável pelos fenômenos da inflamação e produção das prostaglandinas,responsáveis pela proteção estomacal.

COX-3 é uma recente descoberta de isoforma de ciclo-oxigenase, encontrada no cérebro, medula espinhal e coração.

Os Inibidores seletivos de cicloxigenase - 2 (COXIB), são antiinflamatórios não-esteróides (AINE), desenvolvidos com o objetivo de manter a eficácia dos representantes não-seletivos, sem sua capacidade de lesar sítios gástricos e renais.

Apesar de terem a mesma finalidade anti-inflamatória, a principal diferença entre essas classes medicamentosas é o mecanismo de ação. Essa questão fica clara ao evidenciar que o AINE inibe a enzima COX. Enquanto o AIE (Anti-inflamatório esteroide) induz um gene que inativa a fosfolipase A2.

Os Coxibes têm como objetivo a inibição seletiva de uma das isoformas da enzima ciclo-oxigenase, a COX-2, que regula a produção dos principais prostanóides envolvidos no processo inflamatório, na dor e na febre.

Isso inclui ibuprofeno, aspirina, diclofenaco e outros. Isso se deve porque na maioria das vezes a reação alérgica ocorre pelo fato desses medicamentos inibirem a ação de uma enzima chamada ciclo-oxigenase 1 (cox 1). Então todos os medicamentos que inibem essa enzima vão causar a alergia.

A inflamação, ou resposta inflamatória, pode ser caracterizada como uma cascata complexa de eventos fisiológicos, os quais promovem proteção aos tecidos e órgãos do corpo. Tal cascata atua restringindo os danos no local da agressão, embora possa ter efeitos deletérios quando ocorre de forma exacerbada (BILATE, 2007).

As prostaglandinas são sintetizadas em membranas a partir do ácido araquidônico, que é produzido pela quebra de fosfolipídios pela enzima fosfolipase A2, presente nos leucócitos e plaquetas, que é ativada por citocinas pró-inflamatórias.

O cóccix é formado por 3 a 5 vértebras agrupadas na porção final da coluna vertebral, como uma peça única. Desse modo, a dor no cóccix, também chamada de coccidínia, se refere ao quadro doloroso de tal região. É um problema cada vez mais comum em razão do tempo prolongado que passamos sentados na vida moderna.

É recomendado o diagnóstico de um ortopedista, que fará exames para esclarecer melhor o diagnóstico. O tratamento para dor no cóccix pode ser de diversos tipos, o especialista pode recomendar anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), fisioterapia, e em casos graves a indicação de uma cirurgia.

Tratamento da Coccidínia
O tratamento geralmente consiste em anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) – como ibuprofeno e naproxeno – para reduzir a inflamação (inchaço) e o uso de uma almofada terapêutica para aliviar a pressão do cóccix ao sentar-se.

O uso de inibidores seletivos de COX-2 poderia aumentar o risco de eventos cardiovasculares por alterar o balanço funcional de eicosanóides vasoativos, predispondo à trombose e à aterogênese. Além disso, a inibição de COX-2 poderia facilitar a proliferação de células musculares lisas.