O que significa a sigla CVV e qual a sua atuação na campanha Setembro Amarelo?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Por essa razão, o CVV – Centro de Valorização da Vida, uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, está engajada e promovendo atividades neste movimento iniciado há dois anos no Brasil, chamado Setembro Amarelo.

O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.

Nas 24 horas dos 365 dias do ano. Além do telefone, atendemos também por e-mail, chat e presencialmente. Todas as opções podem ser conferidas em nosso site, cvv.org.br. Lá, também pode ser feita a inscrição para ser voluntário.

Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza o Portal Disque 188 para auxiliar na prevenção do suicídio. Este é um serviço gratuito de apoio emocional, que funciona em todo o território nacional 24h por dia, diariamente, sem exceção de feriados, sábados e domingos.

Foi criado em São Paulo em 1962 e vem realizando o seu trabalho ininterruptamente desde então. Ao longo dos anos, os voluntários perceberam que aproximadamente dez per cento das pessoas que buscavam apoio emocional, apresentavam tendência aos comportamentos auto destrutivos e algum tipo de doença mental.

A organização notabilizou-se principalmente pelo trabalho de prevenção ao suicídio. Jacques Conchon retornou ao Brasil e fundou, junto com outros colegas, o Centro de Valorização da Vida, com apenas 20 anos, em 1962.

O voluntário do CVV doa seu tempo e sua atenção para quem deseja conversar de forma anônima, sigilosa e sem julgamentos ou críticas, além de promover ações de autoconhecimento. Se você tem mais de 18 anos de idade e vontade de ajudar pessoas, pode ser voluntário do CVV.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pelo telefone 188.

O CVV do cartão de crédito é um código que substitui a senha, que é solicitado em sites para autenticar compras online. Ele é um código relativamente seguro, que exige o número do CPF para autorizar qualquer operação financeira na internet.

Trinta e cinco voluntários conversam diariamente com pessoas que passam por alguma crise emocional em todo o país, através do nº 188 ou do chat no e-mail, disponível no site cvv.org.br. Em Sergipe, a média é de 100 ligações/mês. Em nível nacional, são cerca de 10 mil ligações por dia nos 130 postos do país.

A valorização da vida é a melhor forma prevenção ao suicídio”, disse a psicóloga Gisele Texdorf Martins, durante palestra conferida para pacientes e profissionais de saúde na Unidade CAPS-AD do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, na terça-feira, 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é chamar a atenção dos governos e da sociedade civil para a importância de falar sobre o assunto. "O suicídio é um uma realidade que gera grandes prejuízos individuais e sociais.

Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos Mike Emme cometeu suicídio. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.

Organizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP – em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM –, Setembro Amarelo tem como tema este ano: “A vida é a melhor escolha”.

Os salários de Comercial na Centro de Valorização da Vida (CVV) estão entre R$2.848 e R$3.110. Essa estimativa tem como base o(s) 1 relatório(s) de salários de Comercial na Centro de Valorização da Vida (CVV) publicado(s) de forma sigilosa pelos funcionários ou são estimados de acordo com métodos estatísticos.

Voluntariado é uma ação duradoura e de qualidade: A função do voluntário não é tapar buracos e compensar carências. A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade.