O que significa a sigla Nfc-e?

Perguntado por: tveloso9 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e – é um documento de existência apenas digital,emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais devenda presencial ou venda para entrega em domicílio a consumidor final (pessoa física ou jurídica)em operação interna e sem geração de ...

O DANFE NFC-e deve ser impresso pelo emitente da antes da circulação da mercadoria, na venda presencial ou entrega em domicílio.

Ao analisar uma DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) de uma NFC-e emitida, encontre o número da NFC-e na parte inferior. Este número geralmente aparece depois dos dados do consumidor e acompanhado da série da nota. Viu como é fácil?

A emissão da NFC-e é fundamental para fins de fiscalização e comprovação tributária. A NFCe Faz parte do SPED Fiscal (sistema público de escrituração digital).

Em quais tipos de operações a NFC-e pode ser utilizada? Somente nas operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio a consumidor final (delivery). Para as demais operações, o contribuinte deverá utilizar a nota fiscal eletrônica modelo 55 (NF-e).

4. Quando emitir? Se alguém compra um produto em uma loja, seja virtual ou física, será emitido uma NF-e. Mas quando ele contrata o serviço de alguém para arrumar algo na sua casa, por exemplo, está pagando pelo serviço e não pelo produto, nesse caso é emitido uma NFS-e.

A diferença de NFe e NFCe é que uma se refere às vendas do consumidor final e a outra atende com as outras situações, como as operações de devolução, por exemplo. O que mais difere esses dois tipos de nota fiscal é o conteúdo impresso no documento auxiliar delas.

Redução do consumo de papel, com impacto em termos ecológicos; Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias; Padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas; Surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados a Nota Fiscal Eletrônica.

Para Destinatário identificado, com CNPJ, CPF ou idEstrangeiro, Nome e Endereço, foi definido o Valor Máximo de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). Assim para o Valor Máximo permitido para NFC-e sem identificação do Destinatário, o Valor Máximo de R$ 200.000,00 também pode variar de Estado para Estado.

Para ter acesso ao extrato de suas notas, basta o consumidor acessar a seção Consulte sua Nota do Portal da NFC-e, www.nfce.sefaz.am.gov.br, e efetivar um breve cadastro. Ao finalizar a operação, uma senha é enviada para o seu e-mail.

Quando a conexão falhar, pressione F11 no Emissor de NFC-e da Sibrax e selecione Ativar Contingência Off-line para continuar emitindo.

A emissão da NFCe é simples e em tempo real.
...
O processo se resume em:

  1. Os dados da nota são preenchidos;
  2. Por meio de uma conexão direta com a Sefaz, as informações são enviadas;
  3. A resposta da Sefaz retorna imediatamente;
  4. O consumidor recebe o DANFE NFCe impresso ou via e-mail, caso preferir.

Como fazer a consulta de NFC-e?

  1. Acesse o portal da Sefaz do seu estado;
  2. Insira a chave de acesso da nota;
  3. Veja a NFC-e.

O grande diferencial da NFC-e é a possibilidade que o consumidor tem de acessar a Nota Fiscal remotamente, através de uma simples leitura de um QR-Code impresso no documento da compra. Se o cliente preferir, pode ainda receber a NFC-e via e-mail ou SMS.

Não. Para as operações interestaduais só será permitido a emissão da nota fiscal eletrônica modelo 55. A NFC-e só poderá ser vinculada à NF-e nas operações internas (dentro do estado).

De acordo com o Guia Prático do Sped Fiscal (GUIA PRÁTICO EFD ICMS IPI - Versão 3.01), a NFC-e não deverá ser escriturada no Livro Fiscal de Entrada.

Quais são os programas para emitir nota fiscal grátis?

  1. Acesse o site do Notasoft e emita sua nota fiscal grátis.
  2. Acesse o site do Nota Grátis e emita sua nota fiscal grátis.
  3. Acesse o site do NFe+ e emita sua nota fiscal grátis.
  4. Acesse o site do FREENFe e emita sua nota fiscal grátis.