O que significa as cinzas do altar?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Que são as cinzas? São as sujeiras que se ajuntam no altar. Devem ser levadas para fora todos os dias. O linho simboliza a santidade, a pureza.

12 E o fogo sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das aofertas pacíficas. 13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

Tal ação servia como um lembrete da presença contínua de Deus e da necessidade do povo de uma expiação continua. Deus acendeu o fogo no altar de bronze (Lv 9.24) e os sacerdotes estavam encarregados de garantir que essas chamas nunca se apagassem.

As cinzas são um símbolo que representa o arrependimento, mas também a mortalidade e fragilidade do homem.

Além da proteção extra pra folhas e substrato, as cinzas entregam um complemento de potássio pro seu jardim e vaso, um macronutriente importante pras plantas.

1 - Depois do processo de cremação os restos mortais são triturados. Depois do processo de incineração do corpo normalmente ficam alguns fragmentos ósseos que são triturados no processo de moagem assim formando as cinzas, as cinzas de um corpo cremado normalmente tem a aparência de uma areia grossa e esbranquiçada.

Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos. O QUE AS CINZAS SIMBOLIZAM? A palavra cinza vem do latim “cinis”, que representa o produto da combustão de algo pelo fogo.

Estes incluem cinzas de carvão, cinzas volantes e cinzas de madeira. As cinzas de cremação, também conhecidas como restos de cremação, resultantes do processo de cremação, são os restos de um corpo humano ou de animal de estimação após serem cremados. Os resíduos são não aquosos e não gasosos após a combustão completa.

Gente, o altar é um item de religião e espiritualidade com um grande significado religioso. É indicado pra aumentar a conexão com o espiritual, criar vibrações positivas pra alma e pro local, além de tornar um lindo espaço dedicado ao divino.

Na liturgia do altar o fogo era um elemento indispensável e altar sem fogo era altar em ruínas. O fogo no altar era sinal da presença do próprio Deus.

A lenha no altar é um elemento simbólico e significativo em diversas tradições religiosas e culturais. Seja representando sacrifício, purificação ou transformação, a presença da lenha no altar nos leva a refletir sobre nossa fé, nossos valores e nossa conexão com o sagrado.

O fogo é constituído de uma mistura de gases em alta temperatura. A luminosidade vista e o calor são provenientes da reação entre o combustível (madeira, papel, plástico, gasolina) e o comburente (oxigênio), uma reação de oxidação desencadeada por uma energia inicial, chamada temperatura, calor ou ponto de ignição.

38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. 39 Quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: O senhor é Deus! O Senhor é Deus!

O sacrifício é completamente queimado pelo fogo. (Ver v. 9.) Levítico 1:8–9 fala de ofertas de várias partes do corpo do animal.

As cinzas podem ser depositadas em urnas biodegradáveis que recebem terra, adubo e uma muda de árvore. Com isso, os familiares terão como cuidar da planta e visitá-la, acompanhando a morte se transformar em vida novamente.

Quem pode receber as cinzas? Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos. Como explica o Catecismo, “sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela”.

Aliás, ao recebermos as cinzas, a frase alternativa do ministro é: “lembra-te de que és pó, e ao pó voltarás”. É uma mensagem triste e dolorosa, como se não tivéssemos direito a mais nada, a não ser ao castigo, à dor, ao sofrimento e à morte!

De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.