O que significa axé e Laroye?

Perguntado por: sfrutuoso . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Saudação feita a entidade EXÚ,tanto na Umbanda como no Candomblé. Trata-se de um "SALVE!" destinado exclusivamente para um ou mais Exús,seja ele feminino,masculino ou para uma falange inteira. Esta saudação também é utilizada na entrega de oferendas ou como pedido de proteção. Laroiê Exú!

Esclarecendo de uma vez por todas essa polêmica, o compositor aponta que 'Ilariê' nada mais é que uma de suas invenções e que o termo surgiu como uma variação da palavra “hilária”, que era uma qualidade que ele via muito em Meneghel. A Xuxa é uma pessoa animada, feliz, alto astral, sempre para cima. Ela é hilária.

Personagem das mais importantes da devoção brasileira, eis a Pombagira, a grandiosa dama da noite, rainha das ruas, dos cemitérios e das encruzilhadas.

A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Gratidão Ogum, por me manter firme e forte diante dos obstáculos. Quem tem Iemanjá como mãe tem um oceano de proteção. Saravá Ogum, protetor da minha vida. Senhor dos meus caminhos, venha sempre me valer.

Shalom na Bíblia
Em diversas passagens bíblicas é encontrada a palavra shalom com o significado de paz e desejo de bem-estar entre as pessoas ou nações. Por exemplo, "Shalom Aleichem", uma saudação frequentemente utilizada por Jesus e que significa "a paz esteja convosco".

Ajayô é uma expressão africana que significa sopro de saudação a Oxalá. É frequentemente falada com o sentido semelhante à expressão "se Deus quiser" ou "tomara" e é usada para fazer uma saudação a alguém.

Campeã do Carnaval 2022", escreveu a atriz nas duas redes sociais. Mas o que é 'Laroyê, Exu'? "Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

Saudação:

  1. Laroyê Pombagira! = Salve Pomba Gira!
  2. Laroiê Exu = Mensageiro, Exú!

Mojubá é uma palavra em iorubá que significa “o ato de louvar”, uma saudação aos ancestrais / divindades.

Um dos pedidos mais comuns aos Exus é a abertura de caminhos. Por isso, muitas pessoas procuram por orientações sobre como pedir a Exu para abrir caminhos. Nesse caso, saiba que você pode realizar oferendas, orações e pedir de todo o seu coração para que um Exu ouça o seu chamado e abra os caminhos da sua vida.

Pombagira Rainha Maria Padilha Pombagira Sete Saias Maria Molambo Pombagira da Calunga Pombagira Cigana Pombagira do Cruzeiro Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros Pombagira das Almas Pombagira Maria Quitéria Pombagira Dama da Noite Pombagira Menina Pombagira Mirongueira Pombagira Menina da Praia.

1A palavra Oxê, que compõe o título do artigo, é o nome em yorubá dado ao machado duplo do Orixá Xangô, divindade associada à Justiça na cultura tradicional yorubá. 2 SODRÉ, Muniz. Purificação.

Origem: A gíria salvar se originou na Umbanda e significa saudar, dar boas-vindas, parabenizar. É a forma reduzida da expressão "Salve Jorge", usada na Umbanda pra cumprimentar Ogum, orixá da guerra, que abre caminhos e vence batalhas.

Saravá, Motumbá, Kolofé, Mukuiu, Mojubá – O que significam? São saudações. Mukuiu é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu e para as Umbandas derivadas) a resposta é Mukuiu N´Zamby (que Deus te abençoe). Para os Jejê e também Ketu (e Umbandas derivadas), o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.

De acordo com a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, fundador da cidade de Ifé. Apesar de viver os privilégios de um príncipe, Ogum era uma figura bastante inquieta e gostava muito de representar seu pai nas lutas pela conquista de novos territórios.

casa de acordo com as normas da casa, a saudação mais praticada nos terreiros é da seguinte forma: Chega-se a cangira, cruza-se os dedos das mãos com as palmas viradas para baixo e diz Larôie Exu, Laroie Exu Mojuba, seguido de suas preces para um bom trabalho e proteção.

Continuar lendo O que é Laroye?