O que significa azul em volta do olho?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

O arco senil é uma condição comum e, geralmente, causada pelo envelhecimento. Ele surge como um círculo branco, cinza claro ou azulado no contorno da córnea e é constituído por depósitos de gordura. Embora não acarrete desconforto ou dor, pode sinalizar outros tipos de problemas de saúde.

O arco senil é uma alteração ocular formada pelo acúmulo de lipídios (gordura) na periferia da córnea, que normalmente aparece a partir dos 60 anos de idade. O desenvolvimento do quadro começa como uma mudança de cor na parte inferior e superior da córnea.

Para isso, basta uma análise aprofundada da íris, a parte colorida dos olhos. Com o estudo dessa pequena parte do corpo – prática chamada de “irisdiagnose”, ou “iridologia” –, é possível detectar doenças, traumas, inflamações e até tumores em qualquer órgão.

O retinoblastoma é um tumor maligno que se origina nas células da retina, uma camada fina localizada no interior do olho, responsável pela captação de luz.

O olho roxo geralmente é o resultado de um acidente em que um objeto atinge a área ao redor dos olhos. Esses acidentes ocorrem por inúmeros motivos, desde praticando esportes até esbarrando em algo. Outras causas comuns incluem cirurgia estética dos olhos, infecções dos seios nasais e cirurgia nasal.

Osteogênese imperfeita
A osteogênese imperfeita é uma síndrome que provoca fragilidade óssea devido a algumas desordens genéticas associadas ao colágeno tipo 1. Os sinais desta síndrome começam a surgir na infância, sendo um dos principais sinais a presença de esclera azul.

É uma doença viral que produz sinais clínicos neurológicos, falha reprodutiva e opacidade da córnea, que desenvolve uma cor azulada.

A episclerite é doença benigna, autolimitada, com inflamação do tecido episcleral superficial, ao passo que a esclerite é doença grave, progressiva, com inflamação dos tecidos episcleral superficial, profundo e escleral.

A esclera azul é causada por afinamento ou transparência do colágeno da esclera com visualização da úvea subjacente.

O flap conjuntival consiste na transposição do tecido da conjuntiva bulbar ou palpebral para a superfície corneana lesionada, sendo citado por muitos autores como procedimento de escolha em úlceras profundas ou progressivas, uma vez que permite a cicatrização precoce da córnea devido ao grande aporte vascular ...

O flap de terceira pálpebra consiste em imobilizar a terceira pálpebra por cima do globo ocular com a finalidade de constituir uma barreira física para proteção da córnea.

A visão e o estresse
O estresse, por sua vez, é capaz de provocar espasmos em qualquer musculatura do corpo. Quando submetido a tensão do cotidiano, a musculatura presente no olho pode falhar e desencadear sintomas como dores de cabeça, visão embaçada, ardência ocular e miopia induzida (mudança do grau).

Catarata, a perda gradual da visão
A catarata também está entre os problemas de visão mais comuns. Na realidade ela é a principal causa da cegueira reversível em todo o mundo. O que acontece é o aumento da opacidade do cristalino, que impede que a luz penetre nos olhos.

O glaucoma é uma doença grave que surge na sequência do aumento da pressão intraocular. A perda de visão é consequência da destruição das células ganglionares (nervo óptico), uma estrutura que liga o olho ao cérebro occipital e responsáveis pela condução das imagens da retina até ao cérebro.

A fotopsia acontece quando o vítreo, fluído gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes luminosos.

Porque olhos verdes são os mais raros do mundo
Olhos verdes são tão raros que apenas 2% da população mundial possuem essa característica. No entanto, de acordo com pesquisadores, em alguns lugares do mundo, os olhos castanhos são mais incomuns do que os verdes.

Quem sofre de rinite, sinusite, desvio de septo, entre outras alergias no nariz, pode ter um problema na microcirculação ao redor dos olhos. Com isso, a região fica mais escurecida pelo processo de vascularização.

As olheiras são marcas escurecidas na área dos olhos e são comuns em homens e mulheres por, basicamente, dois motivos: concentração de melanina na região e dilatação dos vasos sanguíneos, como explica a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional do Rio de Janeiro (SBDRJ).

Contrariando a crença popular, os olhos claros não são mais sensíveis à luz. Isso porque a estrutura ocular independe da quantidade de melanina, e a sensibilidade à luz é definida pelas células fotossensíveis que ficam na retina, no fundo dos olhos.

Os sintomas de uveíte heterocrômica de Fuchs podem incluir a mudança na cor dos olhos. Além disso, essa doença pode levar a condições como a catarata ou glaucoma.