O que significa banho de Orí?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Tem como função reequilibrar a pessoa, trazendo paz para o Orí/juízo/cabeça de quem tomar. É um banho composto por folhas de Yemanjá, e Oxalá. Leia a bula do banho e o modo de uso. Tem o intuito de tirar todas as energias ruins que estejam na pessoa, por exemplo, a energia da INVEJA (OLHO GROSSO).

Ori é a principal divindade, seu Ori é seu orixá pessoal e primordial, sem Ori não há orixá que possa transformar. O Tarot tem como principal finalidade auxiliar na direção e transformação dos caminhos de vida, com isso nos auxilia a ter uma vida mais leve e doce.

Orô é uma divindade masculina que representa a ancestralidade dos Homens, é um Deus similar à Iyámi, o Culto a Orô representa o culto indireto a Ikú, é um dos cultos aos mortos, Deus da Destruição é considerado como o portal para a ressurreição.

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

Aqui estão alguns procedimentos espirituais, que podem ajudar a equilibrar o orí, e portanto amenizar a ansiedade. Banho: Um banho macerado, de uma rosa branca com alecrim do campo da cabeça aos pés, é um ótimo calmante e equilibrador de ori.

O vocábulo Oriki é formado a partir de Ori (cabeça) e ki (saudação), o que nos leva a concluir que ele representa uma saudação à cabeça.

Banho para abrir caminhos
Ferva três litros de água, em seguida, acrescente três ramos de manjericão e sete gotas de essência de alfazema. Tome o banho higiênico e depois jogue do pescoço para baixo mentalizando os caminhos se abrindo e a prosperidade.

No Brasil é bastante usado pelo povo do santo, principalmente nos rituais de iniciação ou feitura de santo e no preparo da comida de Orixá. É também usado em conjunto com manteiga de cacau na indústria cosmética, geralmente como protetor labial.

Existem mais de 400 orixás na mitologia iorubá, mas somente alguns deles são famosos e cultuados no Brasil: Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Oxum, Oxumaré, Xangô, Iansã, Iemanjá, Nanã, Omolú, Logunedé, Obá, Ossain, Yewá e Ibeji.

Torna as penas mais flexíveis, protege os pés e a pele contra descamação e assegura as penas brilhantes. O Oro-Bath tem uma função relaxante sobre os músculos e limpa a pele e as penas. Todos sabem que as aves gostam de tomar banho e também precisam dele. O banho regular é essencial para a manutenção das penas.

Essa erva, normalmente, é usada em banhos de descarrego e como tratamento caseiro de doenças de pele e sarna.

Oxum

Muito vaidosa, Oxum também é considerada a orixá da beleza e representa o ouro e a riqueza. Ela gosta de usar diversos colares e jóias e está diretamente ligada às riquezas materiais e emocionais da vida.

O litúrgico é mais simples, saudar Ori todos os dias, passar as mãos na cabeça com delicadeza ao acordar, reconhecer Ori como a parte de Eledunmare em cada um de nós, cantar um belo orin de coração, ser positivo, ser grato, reconhecer Ori como seu Eledá e finalmente: o Bori.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”.

Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas. O todo poderoso Orixá da justiça deve ser presenteado com velas brancas, vermelhas ou marrons. Flores de todas as espécies, cerveja escura, vinho doce e licor de ambrosia são de seu gosto também.

Camomila

Camomila
A camomila é uma planta com mais de 12 substâncias químicas ativas em suas flores e folhas. Elas são capazes de controlar o estresse, aliviar desconfortos estomacais do intestino preso e, por ter uma ação sedativa, acalmar os sintomas da ansiedade.

Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade.

É também chamado de cabeça, simplesmente pelo fato de que a centelha de Deus está no ponto mais alto do corpo humano. Alguns o confundem com o chakra coronário (sahasrara).

A palavra iorubá Orí descreve o recipiente que é capaz de processar os pensamentos. Para a filosfia de Ifá, a consciência se constitui como uma integração de pensamentos e emoções. Quando um ancião de Ifa está provocando alguém para que pense coerentemente, eles normalmente apontam para o coração e não para a cabeça.

Continuar lendo O que é banho de Ori?