O que significa cada um dos sete dons do Espírito Santo?

Perguntado por: rfigueiredo . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.

Cada devoto ornamenta sua bandeira como achar melhor. Alguns incluem fitas nas cores dos dons do Espírito Santo. O azul representa Sabedoria, já o prata significa Entendimento, o verde é Conselho, o vermelho Fortaleza, o amarelo Ciência, o azul escuro Piedade e o roxo Temor a Deus.

Eles nos ajudam a conhecer e a ensinar as verdades do evangelho e a abençoar as pessoas. Eles nos guiam de volta à presença de nosso Pai Celestial. Para usarmos esses dons sabiamente, precisamos saber o que eles são, como desenvolvê-los e como reconhecer as imitações que Satanás faz deles.

Quando recebemos o Sacramento do Crisma, somos enriquecidos com os sete dons do Espírito Santo. São eles: Ciência, Inteligência, Sabedoria, Piedade, Fortaleza, Conselho e Temor de Deus.

A Sabedoria é um eflúvio do poder de Deus, emanação puríssima da glória do Todo-Poderoso; por isso nada de impuro pode nela insinuar-se. É reflexo da luz eterna, espelho nítido da atividade de Deus e imagem de sua bondade (Sb 7,25-26). A sabedoria é mais bela que o sol, supera todas as constelações.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

As pessoas devem desejar dons espirituais — Compara-se o dom de línguas com o de profecia — O dom da profecia é maior — Paulo diz: Todos podereis profetizar; procurai, com zelo, profetizar.

Se interpretarmos de uma forma mais ampla, os talentos se referem a todos os dons que Deus nos deu. Essa definição abarca todos os dons -- naturais, espirituais e materiais. Inclui, também, nossas habilidades e recursos naturais -- saúde e educação --, bem como nossas posses, dinheiro e oportunidades.

Como posso buscar dons espirituais?

  1. Perguntar. Ore e pergunte a Deus com quais dons espirituais Ele o abençoou ou por quais deles você deve se esforçar. ...
  2. Estudar. Os dons espirituais exigem esforço para serem recebidos. ...
  3. Agir. É útil aprender sobre dons espirituais, mas você precisa pôr esse conhecimento em prática.

Os Dons Infusos nós recebemos no batismo e são usados para nossa santificação, já os Dons Efusos, nós recebemos em um momento de efusão e são dons usados para santificação do povo de Deus.

As virtudes aperfeiçoam nossas ações nos dando forças para agir melhor. Os dons do Espírito Santo realizam uma união íntima de Caridade que nos leva direto ao bem. É Deus nos empurrando para agir bem. Essa ação divina em nós é infalível e irresistível.

Dom é aquilo que já nasce com a gente, aquela habilidade nata, a facilidade para fazer algo mesmo sem ter aprendido. Por exemplo, você pode nascer com o dom de tocar piano. Já o talento, é algo feito com facilidade, porém é uma habilidade que se desenvolve, com dedicação e treinamento.

A pessoa que tem discernimento tem a capacidade de distinguir o que é o bem e o mal em si e em sua volta. Quem tem discernimento não cai facilmente em armadilhas, porque consegue compreender as verdades espirituais, vê a intenção por trás de ações e palavras para poder conformar a própria vontade à de Deus.

Os dons, pois, são capacidades sobrenaturais concedidas pelo Espírito Santo com o propósito de edificar a Igreja. Através desses recursos, o Senhor revela o seu poder e sabedoria aos instrumentos que os recebem e bem os utilizam.

O que é Discernimento:
Discernir é conhecer ou ver distintamente, avaliar, fazer a distinção entre duas ou mais coisas. O discernimento também pode ser classificado como um juízo que é usado para fazer a distinção entre várias coisas.

As escrituras mencionam “discernir os espíritos” como um dom do Espírito (1 Coríntios 12:10; D&C 46:23). Significa “entender ou conhecer alguma coisa pelo poder do Espírito.

O dom do temor nos revela o amor de Deus
Esse Temor é o receio de ofender a Deus por ser Ele tão bom e santo. Não é medo de ofendê-Lo e ser castigado, mas sim receio de decepcioná-Lo com o nosso pecado. Então, por amor a Deus, esse dom nos leva a fugir do pecado, já que esse entristece a Deus e O decepciona.

Ter um domínio próprio é ter um domínio registrado única e exclusivamente para você e sua marca, com um nome que identifique seu produto e serviço, estabelecendo uma conexão mais rápida para o que você quer oferecer e seus clientes, além de ser uma forma bem mais fácil de divulgação.

A benignidade está relacionada com o caráter do indivíduo, enquanto que a bondade consiste nas atitudes deste. Assim, seria correto afirmar que a bondade é a exteriorização, em forma de ações, da benignidade. Ver também: Bondade e o que é misericórdia.