O que significa chumbo na gíria?

Perguntado por: lassuncao . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

coloquial não aprovação de moção, diploma, proposta, etc.

regionalismo coloquial exclamação usada em Trás-os-Montes, exprime admiração, incredulidade, desconfiança ou reprovação; ora essa!; nem tanto!

Devido a sua alta densidade, o chumbo foi muito utilizado para a fabricação de balas, de onde veio o adágio "levar chumbo".

O mais amplo uso do chumbo é na fabricação de acumuladores. Outras aplicações importantes são na fabricação de forros para cabos, elemento de construção civil, pigmentos, soldas suaves , munições, revestimento com lençol de chumbo em proteção radiológica, blindagens em radioterapia e medicina nuclear.

Cerol Fininho é uma referência à mistura de cacos de vidro e de cola aplicada nas linhas dos papagaios de papel para rasgar o brinquedo do outro.

2. Ninguém tá puro. Quer dizer que ninguém tá sujeito a nunca fazer coisa errada ou algo louco inesperado.

[Gíria] O mesmo que maconha. O cara fumou um fino lá fora.

1 louco, maluco, demente, doidivanas, lunático, alienado, insano, desequilibrado, biruta, pancada, zureta, varrido, sandeu, adoidado, amalucado, tresloucado, tonto, variado, leso, orate, gira, mentecapto.

1 sofisticado, requintado, fino, refinado, apurado, discreto, gracioso. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que se veste bem: 2 elegante, bem-vestido, catita, alinhado, janota, casquilho, dândi, sécio.

Dar PT é uma gíria usada para dizer que alguém bebeu além da conta, a ponto de vomitar e/ou perder a consciência de seus atos. As letras PT formam uma sigla para perda total.

Normalmente quando uma pessoa diz a frase "quatro é par", está insinuando que existem quatro pessoas que poderiam formar dois casais. Nesse sentido, isso geralmente acontece quando um casal já está junto e tem outros amigos que são solteiros e podem se conhecer melhor.

01: Giria policial para definir pessoa doida, com distúrbios mentais.

Nos últimos anos da década de 60 e início dos anos 70, ao mesmo tempo em que vivia seu período de milagre econômico e de ufanismo modernizante, o Brasil, governado por militares, montava o mais cruel sistema repressor que o país já viveu. Foram os chamados "anos de chumbo".

História do chumbo
A palavra chumbo provém do latim, plumbum, o que explica o símbolo do átomo de chumbo ser Pb. Há hipóteses de que o chumbo esteja sendo usado há 7000 mil anos, isso devido à facilidade de sua extração, maleabilidade e ductilidade do metal.