O que significa derivada igual a 0?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Quando a derivada é zero, significa que parou de crescer e está mantendo o mesmo "ritmo" da função original, normalmente em situações como esta é necessário atenção afim de avaliar se os próximos dados farão com que a derivada fique negativa, identificando uma mudança futura de direção do movimento.

Teorema (Pierre Fermat)
Pelo teorema, se x=c é um ponto de extremo local para f, a derivada de f se anula e passa uma reta tangente horizontal à curva y=f(x) no ponto (c, f(c)).

1. Se a função y=f(x) admite derivada em um ponto, dizemos que a função é derivável nesse ponto. 2. Se a função y=f(x) admite derivada em todos os pontos de um intervalo, dizemos que a função é derivável nesse intervalo.

A existência da derivada de uma função num ponto , prende-se à possibilidade de “apoiar” uma única reta tangente ao gráfico da função no ponto de coordenada . Observemos que isto não poderá ser feito se o gráfico de apresentar uma angulosidade no ponto como está apresentado na figura ao lado.

A derivada de 1 é zero, pois é uma constante. O mesmo resultado é obtido ao calcular a derivada de qualquer número.

A Regra da constante diz que a derivada de qualquer função constante é sempre 0.

A derivada de 2x é igual a 2.

De uma maneira geral, a derivada é a inclinação da reta tangente que passa por uma determinada curva. Além disso, é possível utilizar a derivada em física, pois ela também é uma taxa de variação, como na velocidade.

Resumo. A derivada é utilizada para estudo de taxas variáveis de grandezas físicas. De modo geral, ela nos permite aplicar os conhecimentos em grandezas desde que sejam representadas através de funções.

A derivada de uma função descreve a taxa de variação instantânea da função em um certo ponto. Outra interpretação comum é que a derivada nos dá a inclinação da reta tangente ao gráfico da função em um ponto.

O Ponto de Crítico informa o empresário sobre a faturação mínima necessária para cobrir os custos (fixos e variáveis), informação esta que muitas vezes é vital para a análise de viabilidade de um empreendimento ou da adequação da empresa ao mercado.

A segunda derivada é a forma de avaliar esses pontos críticos: se a segunda derivada do ponto crítico é positiva o ponto é um mínimo local, se negativa, é máximo.

O que é o ponto crítico
O ponto crítico é a temperatura mais alta a que o líquido e o gás (de uma substância pura) podem coexistir e corresponde a uma temperatura diferente para cada substância.

  • Regras gerais de derivação.
  • Derivadas de funções simples.
  • Derivadas de funções exponenciais e logarítmicas.
  • Derivadas de funções trigonométricas.
  • Derivadas de funções trigonométricas inversas.
  • Derivadas de funções hiperbólicas.
  • Ver também.
  • Referências.

Diferenciabilidade e Continuidade
Existem funções que não têm derivada em um ponto, embora possam ter derivadas laterais à esquerda e à direita deste ponto e ser contínua neste ponto.

Continuar lendo O que é forma derivada?