O que significa devolução de TED motivo 61?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Qualquer papel, cujo trânsito no serviço de compensação de cheques e outros papéis não estejam autorizados, e que seja apresentado por meio desse serviço, deverá ser Page 2 Circular nº 1.584, de 22 de fevereiro de 1990. devolvido pelo motivo 61 - papel não compensável, podendo sua devolução ocorrer a qualquer tempo.

Pode ser que a conta do destinatário esteja bloqueada, cancelada ou até desativada. Nesses casos, a transferência também não pode ser realizada. Muitas vezes a conta do destinatário pode ter um limite de movimentação diária ou mensal.

Normalmente, o dinheiro volta para sua conta em até três dias úteis. Essas situações são muito comuns e para se informar, é possível ligar para a central de atendimento do banco. Os prazos de estorno variam, se a transação foi feita por TED ou DOC.

Nesses casos, recomendamos que você:

  1. Aguarde até 60 minutos após a transferência para identificar o valor na conta;
  2. Olhe as modalidades poupança e corrente. Seu banco pode ter colocado o valor em uma diferente de sua solicitação;
  3. Confira novamente seu extrato e busque por uma transferência recebida recentemente.

Se o seu banco apresenta uma instabilidade na internet, o sistema apresentará falhas. Por isso, a TED poderá não cair no mesmo dia. Nesse caso, entre em contato com o seu banco ou pelo chat do app ou na Central de Atendimento e peça ajuda.

Prazo para cair uma transferência entre bancos diferentes
Se a TED for realizada antes das 17h, cai até o fim do mesmo dia. Em geral, o beneficiário recebe o dinheiro até as 17h. Se for realizado um DOC, demora mais um pouco. O dinheiro será depositado no dia útil seguinte.

O juiz encaminhará para seu banco ou instituição financeira uma ordem judicial para a liberação da conta e dos valores. Se a sua conta foi bloqueada, só vai ser desbloqueada por ordem do juiz e para realizar o pedido você deve constituir um advogado para realizar o procedimento dentro do processo judicial.

O saldo bloqueado não pode ser desbloqueado, nem pelo aplicativo ou central de atendimento. É necessário entender o motivo do bloqueio (junto ao juiz ou responsável). O saldo é desbloqueado só quando o banco receber uma ordem judicial autorizando o desbloqueio.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) foi criada pelo Banco Central em 2002.

Caso a transferência já tenha sido efetivada, não é possível pedir o estorno do valor ao banco. A única solução para conseguir o dinheiro de volta é entrar em contato com o destinatário dos recursos ou então procurar a justiça caso tenha algo que justifique o não pagamento.

Um Pix, assim com um TED efetivado (se feito dentro do horário comercial) não pode ser cancelado. Uma vez que o valor está na conta do favorecido (a pessoa que recebeu o dinheiro) não há como recuperá-lo, a menos que entre em contato com essa pessoa para solicitar a devolução.

Já para pagamentos por boleto, o prazo para solicitação de estorno é de 90 dias, contados a partir da emissão do boleto. Quando o pedido é feito até as 15h de um dia útil, o valor é depositado na conta do cliente no mesmo dia. Caso contrário, a devolução é realizada no próximo dia útil.

Banco Inter, C6 Bank e Méliuz são algumas opções que oferecem cashback para clientes. Atualmente, várias empresas disponibilizam o benefício, buscando atrair novos usuários e conquistar os consumidores.

A TED é um tipo de transferência bancária segura contra fraudes. Afinal, a transferência só pode ser validada se preencher os seguintes dados: nome completo de quem vai receber o dinheiro, CPF ou CNJ e razão social, informar se a conta é corrente ou poupança e o número da conta bancária.

Para pedir reembolso, entre em contato com a empresa que vendeu o produto ou forneceu o serviço para você. Muitas delas informam em seus canais, e-mails de confirmação de compra ou no ato do pagamento informações sobre troca, devolução e reembolso.

É o que ocorre quando a transferência foi realizada de bancos diferentes e houve erro em algum dado informado.

Já com a TED (Transferência Eletrônica Disponível), é possível transferir qualquer valor para outro banco no mesmo dia. O dinheiro fica disponível na conta do recebedor em poucos minutos, atendendo bem às necessidades de quem precisa realizar transferências bancárias rápidas.

DOC e TED BB – Banco do Brasil
O DOC ou TED no Banco do Brasil (BB) possuem o mesmo valor, apenas variando de acordo com o tipo de transferência. Se você optar por presencial, o valor é R$ 21,95, mas se você escolher terminal de autoatendimento ou internet, o valor é R$ 10,45.

Se o dinheiro foi recebido por transferência bancária, é possível observar o CPF ou CNPJ para auxiliar nessa identificação. Se ainda assim não for possível saber a origem do dinheiro, a orientação é que o titular da conta entre em contato com a instituição financeira informando o ocorrido.

No caso do TED, se a transferência for realizada entre segunda e sexta-feira e entre 07h30 e 16h30, o valor é compensado no mesmo dia (exceto em feriados nacionais). Já se for feita fora desse período, será concluída apenas no próximo dia útil.