O que significa dobra na orelha?

Perguntado por: emoreira7 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

As dobras possuem dupla função. Enquanto elas protegem o canal auditivo de choques diretos e também de líquidos que poderiam incidir diretamente no canal auditivo, elas também são responsáveis pelo direcionamento do som.

Frank estudou pacientes que apresentam um sulco diagonal do lóbulo da orelha, como vemos na foto abaixo. O sulco pode ser bem-marcado ou mais suave. Pode atravessar a orelha toda ou ir até a metade. São graduações do que o ficou conhecido como de Sinal de Frank.

A presença de uma ruga diagonal no lobo da orelha, ou Sinal de Frank, pode ser indício de doença arterial coronariana (DAC), uma das principais causas de infarto e morbimortalidade na população adulta. E Sinal de Frank indica envelhecimento precoce e perda das fibras elásticas e vasculares.

E se o cara tiver brinco na orelha direita? Isso significa que ele pertence a minorias sexuais - pelo menos, assim é considerado. Como a atitude em relação a eles em nosso país é bastante negativa, os homens são aconselhados a usar brincos nas duas orelhas ou apenas na orelha esquerda.

Antes de mergulharmos nas dicas de estilo, é importante entender o significado por trás dessa tendência. Usar três brincos na orelha é uma maneira de expressar sua individualidade, criatividade e confiança. É uma afirmação de moda que permite que você se destaque da multidão e mostre sua personalidade única.

Frank como marcador de coronariopatia. O sinal de Frank consiste em uma prega longitudinal no lobo da orelha podendo ser unilateral ou bilateral (figura). Existem trabalhos que correlacionam o sinal de Frank com presença de doença vascular, já que há relatos de pacientes com doença cerebrovascular com este achado.

COMO EVITAR UM INFARTO?

  1. Ter uma alimentação rica em fibras e vitaminas.
  2. Praticar exercícios físicos ou esportes.
  3. Evitar o consumo de alimentos gordurosos, com alto teor calórico.
  4. Evitar o consumo de álcool e cigarros.
  5. Consultar um médico cardiologista, pelo menos uma vez no ano, para verificar algum indício de riscos.

Existem diferentes tipos de orelhas, que se distinguem pelo seu tamanho, formato e textura. Entre os principais tipos estão a orelha de abano, constricta, com malformação, pontuda, dobrada e aquelas consideradas normais (com tamanho e formato proporcional ao rosto). Também há casos em que as orelhas são assimétricas.

Figura 1: Sinal de Levine – caracterizado por exibição de mão fechada em movimentos circulares sobre o tórax, considerado uma expressão corporal típica de pacientes com infarto agudo do miocárdio.

Sopro durante a ausculta cardíaca
Durante a ausculta cardíaca, o profissional de saúde pode detectar um som que é semelhante ao de um vento ou um jato de água. Este som, conhecido como sopro cardíaco, pode ser causado por turbulências no fluxo de sangue ao passar através das estruturas cardíacas.

O lóbulo da orelha se localiza na porção inferior da orelha. O lóbulo auricular é uma prega de pele e tecido adiposo sem tecido cartilaginoso que tem um bom suprimento de sangue4,5. Ele tem muitas terminações nervosas e em alguns indivíduos é uma área erógena.

O trauma fechado do pavilhão auricular pode causar um hematoma subpericondrial; o acúmulo de grandes quantidades de sangue entre o pericôndrio e a cartilagem pode interromper o suprimento sanguíneo para a cartilagem, de forma que esta se torna uma massa roxo-avermelhada e sem forma.

A causa mais comum para o rasgo na orelha é o uso de alargadores, piercings e brincos muito pesados ou em grande quantidade. O uso prolongado de acessórios do tipo na orelha pode causar desde pequenas lesões e infecções a uma fissura parcial ou completa da região do lóbulo.

Antitragus – Como o próprio nome revela, é a parte oposta ao tragus, aquela aba acima do lóbulo da orelha. Lóbulo – Furo na parte inferior do lóbulo. Lóbulo superior – Furo na parte superior do lóbulo. Lóbulo transversal – O lóbulo é aquela parte 'macia' da orelha onde são colocados brincos e alargadores.

A história do brinco masculino:
Várias etnias indígenas utilizavam a perfuração corporal — brinco, também — como simbolismo de idade, riqueza e posição dentro da tribo. Por sua vez, os antigos marinheiros também furaram a orelha para demonstrar que navegaram pelo Mundão ou sobreviveram a algum naufrágio.

Existe orelha certa para colocar o brinco masculino? Antigamente, havia um lenda urbana amplamente divulgada de existia um lado certo para colocar o brinco masculino. Na verdade tudo não passava de uma besteira. Você está livre para escolher o lado que achar melhor para colocar o acessório.

Antigamente, havia-se um mito sobre o significado do brinco em cada uma das orelhas. Algumas pessoas diziam que o acessório de determinado lado poderia representar algo sobre o gênero do indivíduo ou mesmo revelar os seus antepassados criminais.

Continuar lendo Porque a cinta dobra?