O que significa dormir com os pés cruzados?

Perguntado por: nborges7 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Antigamente, quando os corpos dos falecidos eram velados em casa (no quarto), os pés eram a primeira parte a sair da divisão assim que os corpos eram retirados. Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte.

O entrelaçar de pés
Esta é a posição mais comum nos casais, cujas relações duram há mais de quatro anos. Significado na relação: esta posição transparece equilíbrio, estabilidade e amor entre os dois. Já não existe a necessidade de sacrificar uma boa noite de sono para o demonstrar.

Essa posição clama por proteção e carinho. Cruzar os braços sobre o corpo durante o sono significa que a pessoa está na defensiva, tentando se proteger de alguma coisa. Quanto mais cruzados estiverem os braços, maior a tensão, especialmente se as mãos estiverem fechadas. É sinal de tranquilidade e boa disposição.

Esta postura é prejudicial pois acontece um desnível do nosso quadril, deixando um mais elevado que o outro, podendo causar uma bursite no quadril, problemas de circulação sanguínea e, até mesmo, provocar uma escoliose da coluna. Não precisamos ser tão radicais. Sentar de vez em quando não fará mal.

Dormir de conchinha em muitas culturas é uma representação de carinho. É aquele momento em que você se enrosca em seu parceiro e encaixa os braços até ficar completamente em sintonia e repouso.

Posições de dormir refletem o subconsciente, então refletem suas emoções e o que está acontecendo lá dentro de você”, explica Lillian Glass, especialista em linguagem corporal, de Beverly Hills, na Califórnia (EUA). “Ela também pode dizer muito sobre o seu relacionamento no caso de você estar dormindo com alguém.”

Dormir com os pés para a porta é uma posição tão repelida que possui até um nome próprio, “a posição da morte”, visto que remete à posição em que os mortos são colocados para facilitar o processo de entrada ao mundo espiritual.

Muita atenção quando for usar espelho num quarto de dormir! Ele não deve ficar de frente para a cama, já que assim reflete os pés de quem está deitado e isso é sinal de má sorte. O espelho também altera o equilíbrio energético do ambiente e pode até prejudicar o sono, trazendo estresse, agitação ou insônia.

Em entrevista à revista New York, Natalie Dautovich, professora de psicologia e porta-voz da National Sleep Foundation, dormir com os pés descobertos ajuda a evitar o excesso de calor no corpo, fator que atrapalha o descanso. A explicação, segundo a especialista, estaria na conexão entre o sono e a temperatura.

Dessa maneira, colocar um travesseiro entre as pernas durante o sono mantém a pelve neutra e evita que a coluna gire. Manter um bom alinhamento postural alivia parte do estresse nos tecidos das costas, reduzindo a dor causada por uma inflamação no nervo ciático, por exemplo.

Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.

De costas e se tocando
Casais que dormem nessa posição mostram que respeitam o espaço individual, mas sem perder o contato entre os corpos. Em geral, são dinâmicos e levam uma vida independente, mas a relação é estável e saudável.

A cama nunca poderá ficar de frente para a porta do quarto, pois nesta posição a cama recebe muita energia Chi, que entra pela porta, e ficará com muita energia. Cama muito energizada pode deixar a pessoa com o sono muito agitado ou conturbado, por exemplo.

Principais dicas sobre como se sentar corretamente

  1. Posicione o ombro para trás.
  2. Mantenha as costas retas.
  3. Fique atento à posição dos seus braços.
  4. Evite abaixar muito a cabeça.
  5. Mantenha suas costas apoiadas.
  6. Atente na posição das suas pernas.

Sentar-se com as pernas cruzadas não causará uma emergência médica. Contudo, para não ter uma má postura e aumento da pressão arterial é importante evitar ficar sentado em qualquer posição – cruzando as pernas ou não – por longos períodos de tempo.

Quando rejeitamos algo, tendemos a nos "proteger" daquilo, como um mecanismo de defesa mesmo! E uma das formas de nos protegermos é cruzando os braços como se estivéssemos formando um escudo. Portanto, se é você quem está falando, evite cruzar os braços... isso pode passar uma imagem negativa ao seus interlocutores!

O ato de abrir as pernas enquanto as mulheres fecham abre espaço para um debate sobre a posição inferiorizada da mulher. O homem de pernas abertas, seja de pé ou sentado, evoca uma imagem de virilidade.

Isto de andar de perna aberta, sem qualquer consideração pelo espaço ou desconforto alheio, é uma forma bastante básica de territorialidade, de hierarquia, de “eu quero, posso e mando”, por mais inconsciente que isto até possa ser.

A lista de possíveis consequências para longos períodos de pernas cruzadas inclui a possibilidade de aumento da pressão sanguínea, varizes e mesmo danos ao nervos.

Um estudo sobre as posições de sono mais comuns entre casais revelou que a posição de dormir de costas sem tocar o outro, chamada "liberdade", é a mais popular entre os casais, com 27%.

Porque se você fica com a pessoa as chances dela apaixonar são grandes, agora as chances de você arruinar uma das memórias mais importantes da vida de um ser humano é muito maior. Pense bem e pergunte para as pessoas, com quem tem intimidade claro!, quantas delas tem boas memórias em relação à 1ª vez.