Porque não se pode dormir com os pés para a porta?

Perguntado por: vgalvao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Antigamente, quando os corpos dos falecidos eram velados em casa (no quarto), os pés eram a primeira parte a sair da divisão assim que os corpos eram retirados. Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte.

Cama debaixo da janela
O feng shui diz que o problema está no fato de que, quando dormirmos com uma janela aberta, podemos nos sentir desprotegidos ou vulneráveis. A solução mais comum é fechar a janela ou fechar as cortinas ou persianas. Só com essas atitudes teremos a sensação de proteção.

Dormir de barriga para cima é totalmente prejudicial? Dormir de barriga para cima não é uma posição ideal, porém, não é totalmente prejudicial para o corpo. Nesta posição, as articulações relaxam, o que impede torções ou dores. Os prejuízos, no entanto, podem ser para a coluna, que não fica ereta perfeitamente.

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.

Evite colocá-los em frente ou na lateral da cama, de forma a refletir quem está dormindo, pois pode causar sono agitado e insônia. Caso não tenha uma visão direta da porta do seu quarto, use um espelho para refletir a entrada.

Além de ampliar os espaços, os espelhos também ajudam a deixar os cômodos mais iluminados. Afinal, a peça tem o poder de refletir a luz que é direcionada à sua superfície, seja ela natural ou artificial. Isso potencializa a claridade que chega até ela, dando um ar de leveza ao ambiente.

A cama nunca poderá ficar de frente para a porta do quarto, pois nesta posição a cama recebe muita energia Chi, que entra pela porta, e ficará com muita energia. Cama muito energizada pode deixar a pessoa com o sono muito agitado ou conturbado, por exemplo.

O fluxo de energias também tem influência no processo. “Evite que qualquer espelho grande reflita o seu corpo enquanto você dorme, pois eles ativam a energia e podem causar distúrbios no sono”, afirma. Além dos espelhos, outras superfícies reflexivas, principalmente as televisões, também têm o mesmo efeito.

E é graças ao sono que o espírito se liberta do corpo e pode vivenciar outras experiências no plano espiritual, de acordo com a doutrina espírita. Segundo o decodificador do espiritismo Allan Kardec, no sono mais profundo ocorre o que se chama de 'emancipação da alma'.

Conforme a pesquisa conduzida em 2018 pela organização de segurança científica UL, quase 60% das pessoas dormem com a porta do quarto aberta. Essa escolha simples pode significar vida ou morte em caso de incêndio na casa.

Diz que a posição que a gente dorme pode trazer grandes benefícios para o corpo. Em um estudo holandês divulgado na publicação americana The Journal of Clinical Gastroenterology, os especialistas garantem: dormir virado para o lado esquerdo é a melhor maneira de garantir nossa saúde e bem-estar.

Dormir com os pés para a porta é uma posição tão repelida que possui até um nome próprio, “a posição da morte”, visto que remete à posição em que os mortos são colocados para facilitar o processo de entrada ao mundo espiritual.

Dormindo na defensiva
Se você costuma dormir com os braços cruzados e barriga para cima, representa ser alguém sempre na defensiva.

Dormir sobre o lado esquerdo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, garante um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica The Journal of Neuroscience.

Tente dormir de lado para ajudar as vias aéreas a permanecerem abertas, reduzir o ronco e aliviar a apneia leve, de acordo com os especialistas da John Hopkins Medicine.

Dois inquéritos patrocinados por marcas de colchões e unidades hoteleiras do Reino Unido, e que envolveram entre mil e três mil pessoas, permitiram concluir que quem dorme no lado direito da cama tende a acordar mal humorado, a gostar menos do seu emprego e a ser mais solitário.