O que significa eixo 1.60 no exame de vista?

Perguntado por: oantunes3 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O eixo nada mais é que a localização do grau de astigmatismo na córnea do olho. Caso o seu eixo esteja entre 0 e 25 graus, ou entre 165 e 180 graus, as lentes dos seus óculos serão mais grossas na parte superior e inferior do óculos e mais finas nas têmporas (nas laterais das lentes).

Eixo – A medida do eixo pode variar de 0 até 180º. Essa informação acompanha os dados sobre o astigmatismo. Sendo assim, se na sua receita estiver marcada a parte “cilíndrica”, o eixo também estará.

Nos casos de hipermetropia em pacientes abaixo de 40 anos, 1,50 não costuma trazer grandes desconfortos visuais. Já no caso de se tratar de miopia, 1,50 de grau com certeza traz bastante dificuldade de visão para longe.

O grau do eixo do astigmatismo nada mais é que a posição do astigmatismo na sua córnea. Trata-se de uma medida que varia de 0 a 180 graus. Dessa forma, Se o eixo do seu astigmatismo está entre 0 a 25 graus ou entre 165 a 180 graus, seu óculos terá lentes mais grossas na parte superior e inferior.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

O eixo elétrico normal varia entre -30º e 90º. Se o eixo estiver entre -30º e -90º dizemos que há um desvio do eixo para esquerda. As principais causas são o BRD, hipertrofia do ventrículo esquerdo, enfisema pulmonar, síndrome de Wolff-Parkinson-White e infarto prévio.

Quem tem Astigmatismo apresenta mais de um foco de imagem e, na prática, enxerga os objetos com uma sombra ao redor – conhecida como imagem fantasma. Repare que isto é diferente de ver duas imagens, o que chamamos de Diplopia.

Graus de astigmatismo
A localização do grau de astigmatismo pode variar entre 0 a 180, de 0 a 25 é um tipo de lente, de 70 e 110 outro, próximo de 90 outro e 180 também necessita de outro tipo de lente.

Tomografia. A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um exame de praxe para diagnóstico preciso de doenças da retina, como o Glaucoma. O procedimento captura imagens através de feixes de luz lançadas nos olhos do paciente. Esses feixes cortam digitalmente camadas e estruturas oculares, possibilitando melhor análise.

O eixo do astigmatismo é o meridiano em que o foco esta mais próximo a retina. Uma córnea normal é redonda e lisa, quando o indivíduo possui astigmatismo a curvatura da córnea se torna ovalada, fazendo com que as imagens se formem em vários focos que se encontram em vários eixos do astigmatismo.

Essas variações do eixo do astigmatismo podem ocorrer por diversos fatores. Por exemplo, flacidez palpebral, doenças corneanas como ceratocone (comum em coçadores de olhos), lesões oculares (um soco), olho seco, catarata, dentre outros motivos.

Algumas têm graus mais altos, outras mais baixos.
Considera-se baixo aquele que está entre 0 e 3 graus. Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.

EIXO – Indica a localização do Astigmatismo. DP – Distância Pupilar, ou seja,distância entre uma pupila e outra. DNP – Distância Naso Pupilar (do nariz até o centro de uma pupila)

Cada fileira da Tabela de Snellen contém um número que corresponde à distância na qual um olho “normal” consegue ler as letras desta fileira. Por exemplo, as letras da fileira “100” podem ser lidas por um vidente total à distância de 100 metros.

Ou seja, a córnea tem o mesmo grau de curvatura em toda a sua extensão. Assim, há apenas um ponto de foco de luz e a visão é nítida.

A Miopia e o Astigmatismo são dois dos mais comuns Erros de Refração ou Ametropias. A Miopia é uma alteração da refração ocular caracterizada pela dificuldade de enxergar objetos de longe. Já o Astigmatismo tira a nitidez das imagens tanto na visão de longe quanto de perto.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

Essa diferenciação é feita por intermédio dos sinais que falamos um pouco acima. Se antes do grau localizado na coluna ESF tiver um sinal negativo (-) isso indica miopia. Se o sinal foi positivo (+) significa hipermetropia. Quando a coluna CIL estiver preenchida é sinal que você possui astigmatismo.