Quais as letras que aparecem no exame de vista do Detran?

Perguntado por: enovaes8 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho. Categoria C, D e E – visão central igual ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

Visão central igual ou melhor do que 20/30 (equivalente a 66%) e visão periférica de 120º em ambos os olhos, ou ainda, visão central melhor ou igual a 20/30 (equivale a 66%) no melhor olho e visão central melhor ou igual a 20/40 (50%) no pior olho.

As letras de A a Z se referem as restrições, deficiência do motorista, ou as adaptações que são necessárias no veículo que ele dirige. Já as combinações de letras, por sua vez, referem-se as habilitações especiais do condutor.

Com o oftalmoscópio, o médico examina o reflexo da retina, que deve ser homogêneo, simétrico e regular. Dessa maneira, o teste serve para detectar vários problemas de visão em recém-nascidos, como catarata, glaucoma congênita, tumores, inflamações e erros de refração – miopia, hipermetropia e astigmatismo.

- Dividida em duas partes, a receita indica os graus para longe e para perto. - O número antes da abreviação “Esf.” (esférico) significa o grau de miopia (quando o sinal antes do número é negativo) ou de hipermetropia (se o sinal for positivo). Na ausência desses problemas, o campo permanece em branco.

Teste simples para a visão de perto
Posicione o papel com aproximadamente 30 centímetros de distância dos olhos e tente ler normalmente, sem forçar a visão. Se você não teve dificuldade nenhuma, sua visão está perfeita.

Caso tenha reprovado no teste do DETRAN, o ideal é realizar um exame com um oftalmologista. Ele vai diagnosticar o problema e lhe ajudar a resolver sua dificuldade visual, seja com óculos ou algum tratamento.

Deixe a luz totalmente apagada para exercitar a visão noturna e também estimular a abertura da pupila. E se você tem uma diferença de mais 1,5 grau a 2 graus entre os dois olhos, use um tampão no olho mais forte (sempre no olho mais forte) para estimular o olho mais fraco.

Visão necessária para ser aprovado no exame do Detran para renovação

  • Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. ...
  • Categoria C, D e E – visão central igual, ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho. Isto contando com ou sem lentes corretoras, onde a mínima deve ser igual ou maior que 20/25 (80%).

Suspender o uso de lentes de contato por 01 dia antes da realização do exame. No dia do exame o paciente deverá vir com ACOMPANHANTE ADULTO CAPAZ, pois devido à dilatação ocular o paciente NÃO PODERÁ DIRIGIR após o exame. Tempo de exame: Aproximadamente 40 MIN.

O novo padrão da CNH também traz a informação sobre permissão para dirigir (letra “P”), se o motorista já possui habilitação definitiva (letra “D”) ou mesmo se possui autorização para conduzir ciclomotor (sigla “ACC”).

Ele acrescenta que se no final do exame o candidato for considerado apto com restrição, significa que ela poderá dirigir, desde que faça as adaptações necessárias.

Como tirar a letra A da CNH? Segundo informa o DETRAN SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), para a retirada da restrição A (uso obrigatório de lentes corretivas) da CNH é necessário uma nova emissão deste documento.

A acuidade visual é a clareza de sua visão, medida pela sua capacidade de identificar letras ou números em um gráfico de olho padronizado, a partir de uma distância de visualização específica.