O que significa eu vos farei pescadores de homens?

Perguntado por: ebelchior . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

A expressão “pescadores de homens” é uma declaração metafórica cujo significado indica aqueles que se ocupam em ganhar almas para o reino de Deus. Essa expressão foi aplicada por Jesus na ocasião da convocação de alguns de seus discípulos.

Foi pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Bragança Paulista no período de 1982 a 1984 e desde 1985 é o pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória.

Aqueles homens alimentavam a própria família e a de outros esforçando-se arduamente todos os dias para apanhar peixes. O sucesso e a família deles dependiam de sua preparação e sua habilidade e da qualidade de suas redes.

Ele era um publicano, que significava que ele coletava impostos dos judeus para o governo romano. Os judeus geralmente odiavam os publicanos e os viam como excluídos, pecadores, e até mesmo traidores da nação de Israel.

Em Lucas 5 estudo, veremos que por onde Jesus passava, ele impactava, para sempre, a vida dos que o tinham encontrado. Seja em um acontecimento coletivo como a pesca maravilhosa ou na experiência individual como foi com o leproso, o Grande Mestre mudava a perspectiva das pessoas.

Pescador é o profissional que utiliza instrumentos como varas, iscas, redes e barcos pesqueiros para retirar do meio aquático (água doce ou salgada) principalmente peixes, moluscos e crustáceos, que servirão de alimento à própria família e também para o comércio.

Os pescadores eram desprezados, não tinham nenhum tipo de prestígio social. A pesca era o único recurso que eles tinham para garantir a sobrevivência”, comenta. “Se os judeus não pescassem a quantidade suficiente, não teriam o que comer e não teriam condições de pagar os impostos.

Extraído de Lucas 5:1–11. Simão e André eram dois irmãos que eram pescadores.

Como podemos ouvir a voz de Deus?

  1. Ir ao templo. Muitas pessoas se reuniram ao redor do templo na terra de Abundância (ver 3 Néfi 11:1). ...
  2. Sentir o poder. A princípio, os nefitas ouviram “uma voz mansa”, mas “não entendiam a voz” (3 Néfi 11:3). ...
  3. Aguçar os ouvidos. ...
  4. Procurar a fonte.

Pedro incentivou os santos a estarem sempre prontos para testificar de Jesus Cristo e a viverem em retidão para que conseguissem eliminar as falsas acusações feitas contra eles. Ele ensinou que Jesus Cristo pregou o evangelho no mundo espiritual após Sua morte.

Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos. Depois da morte de Jesus, Pedro presidiu a Igreja que Cristo estabeleceu e, os apóstolos pregaram o Evangelho. Mateus era um cobrador de impostos ou um 'publicano'.

Um bom pescador deve estar preparado para a pesca que vai fazer. Roupas adequadas, protetor solar, repelentes, um bom calçado e um kit básico de primeiros socorros porque acidentes acontecem. É muito comum uma pescaria ser comprometida por causa de mosquitos, queimaduras de sol, calor intenso e mal estar.

Você é um bom pescador?

  • 1- Paciência: Marcos 15.15,16.
  • 2- Coragem: I Coríntios 9.16.
  • 3- Perseverança: II Timóteo 4.2.
  • 4- Conhecer o peixe: II Timóteo 2.2.
  • 5- Não envergonhar: Romanos 1.15-17.
  • 6- Ser sábio: Provérbios 11.30.
  • 7- Não pesca em lugar errado: II Coríntios 10.16.

Mateus 5:10–12
Sofrer “perseguição por causa da justiça” significa estar disposto a obedecer e defender Jesus Cristo e Seus ensinamentos, mesmo quando zombarem de nós e nos maltratarem por fazer isso.

Inspiremo-nos no Mestre, a fim de termos a sabedoria de aproveitar as oportunidades cotidianas de progresso que nos são oferecidas, a humildade e a coragem de não nos deixar sucumbir diante dos insucessos de uma “pesca improdutiva”, e a confiança para atender-lhe as amorosas orientações.

3 - Após a despesca, lave a rede para retirar a lama e o muco dos peixes. Isso evitará que ratos sejam atraídos durante a secagem. 4 - Seque a rede sempre na sombra, os raios solares queimam a rede e com o tempo degradam o nylon.

Lucas pretendia que seu evangelho fosse lido principalmente por um público gentio e ele apresentou Jesus Cristo como o Salvador tanto dos judeus como dos gentios.

Neste horário os peixes costumam sair para se alimentar e já se movimentam mais, por isso é um bom horário para garantir boas fisgadas: tucunarés, bagres e pacus são espécies bem ativas neste horário. Já a pescaria noturna deve considerar também a fase da lua, pois isso interfere no comportamento do peixe.