O que significa exclusão do cadastro?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 16 votos

A exclusão cadastral é uma ação que permite qualificar as informações registradas no Cadastro Único e pode ser realizada pelo município em relação a famílias ou a pessoas.

Motivos de exclusão de cadastro de pessoas:
Falecimento da pessoa; Desligamento da pessoa da família em que está cadastrada, desde que não esteja prevista transferência para outra família; Solicitação da própria pessoa; e. Decisão judicial.

As famílias da Ação de Qualificação Cadastral de 2023 que tiverem os benefícios cancelados por encerramento do prazo podem retornar ao Programa Bolsa Família por reversão de cancelamento em até 180 dias contados da data do cancelamento, a partir do atendimento de algumas condições.

Como descobrir se o meu Auxílio Brasil ou Bolsa Família foi bloqueado? O primeiro passo para saber se seu benefício está bloqueado é não receber o pagamento na data prevista. Você pode conferir o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil e verificar se o pagamento já foi realizado.

É possível também consultar a situação do benefício através do aplicativo Bolsa Família ou Central de Atendimento pelo número 111.

A partir de 02/2023: Famílias com cadastros desatualizados cuja última atualização ocorreu nos anos de 2016 ou 2017. A partir de 12/2023: Famílias com cadastros desatualizados cuja última atualização ocorreu nos anos de 2018, 2019 ou 2020. Em 2024: Famílias que atualizaram o cadastro em 2021.

45 dias

Após preencher e enviar o formulário de inscrição do CadÚnico, é necessário aguardar a verificação dos dados e a aprovação do cadastro. Em geral, a análise dos documentos e a liberação de benefícios que utilizam o Cadastro Único leva 45 dias para ser concluída.

NIS excluído O NIS foi identificado na base de dados do Cadastro Único, porém com status excluído. Recomenda-se que o responsável familiar vá ao CRAS ou local de cadastramento do município para regularização da situação da família. Aguardar regularização do sistema após 45 dias.

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

90 dias

A pessoa será informada por mensagem no extrato bancário ou poderá consultar sua situação por meio do aplicativo do programa. Caso o pedido de desbloqueio seja aprovado, o prazo é, em média, de 90 dias. O beneficiário também receberá os valores referentes aos meses de bloqueio, de acordo com o governo.

As pessoas foram excluídas por inconsistências na renda informada ou por desatualização no cadastro superior a cinco anos, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Mesmo com o Bolsa Família cancelado, o consignado do Auxílio Brasil segue em vigor.

Posso voltar a receber o benefício? Após o cancelamento do seu cadastro, o benefício do Auxílio Brasil é cancelado automaticamente pelo sistema. Nesse caso, não é possível a reversão de cancelamento do benefício.

Após a atualização do CadÚnico, quanto tempo vai levar pra voltar a receber o Auxílio Brasil, que foi cancelado? Segundo o Ministério da Cidadania, para o beneficiário voltar a receber o auxílio, a atualização cadastral deve ser feita no prazo de até 180 dias após o cancelamento.

Quem teve o benefício cancelado é informado por meio de mensagem no extrato bancário, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O prazo de desbloqueio do benefício é de, em média, 90 dias.
Após a atualização cadastral, a família que preenche o perfil volta a receber o pagamento do Bolsa Família normalmente, além do valor retroativo referente aos meses de bloqueio, de acordo com o governo.