O que significa fonte terciária?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Fonte Terciária é uma compilação de fontes primárias e fontes secundárias. Um belo exemplo de fonte terciaria são as bibliografias, que retratam uma informação original com conteúdo secundário. Outros exemplos de fonte terciária são: Artigos sobre pesquisas, Enciclopédias, Manuais de instalação e etc.

Em biblioteconomia, historiografia e outras áreas de pesquisa, uma fonte secundária é um documento ou gravação que relaciona ou discute informações originalmente apresentadas em outros lugares. O conceito de fonte secundária se contrasta com o de fonte primária, que é uma fonte original da informação a ser discutida.

Fontes secundárias
Sempre há um intermediário no acesso às informações, que já foram tratadas. Exemplos: Bibliografias, Catálogos, Índices, Catálogos, Dicionários, Enciclopédias, Materiais de Feiras, Diagnósticos empresariais, Manuais, Bancos de dados, Filmes, Vídeos, Comentários, Artigos de Revisão, Livros.

Em historiografia e biblioteconomia, uma fonte primária (também chamada de fonte original) é um documento, gravação ou outra fonte de informação, como um documento escrito ou uma figura por exemplo, criado no tempo em que se estuda, por uma fonte com autoridade, geralmente com conhecimento pessoal direto dos eventos ...

Fontes primárias são, por exemplo, o Sol, a lâmpada elétrica, o fogo, que tem luz própria. Já as fontes secundárias transmitem luz recebida de uma fonte primária, por exemplo, a Lua que reflete a luz do Sol.

Dados secundários são aqueles que já foram pesquisados por outras organizações, para outros propósitos que não são os mesmos da pesquisa em andamento. Eles já existem de forma acessível — só precisam ser encontrados pelo pesquisador.

1) Fontes primárias: são aquelas relacionadas com os produtos originados pela pesquisa científica – artigos científicos, teses, ensaios, documentos monográficos, governamentais ou de organismos internacionais, anais de congressos, legislação e documentos não-convencionais – como os relatórios de pesquisa que conformam ...

Uma fonte de pesquisa científica é qualquer material, obra ou informação utilizada para suportar a pesquisa, incluindo livros, artigos científicos, dissertações, teses, revistas, entre outros. Elas são importantes porque fornecem uma base de conhecimento e evidências para o argumento ou hipótese proposta.

Existem fontes de luz primárias e secundárias.

  • Primárias: são capazes de produzir a sua própria luz, também são chamadas de corpos luminosos. Exemplo: fósforo aceso, Sol, lâmpada acesa.
  • Secundárias: são capazes de apenas refletirem a luz que incide sobre elas, também são conhecidas como corpos iluminados.

Como exemplos de fontes de luz secundárias temos uma cadeira, uma lâmpada desligada , a Lua, um lápis, uma pessoa etc.

São fontes secundárias: Normas complementares; Decretos; Portarias; entre outros.

A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.

Em termos gerais, uma fonte é o princípio, a origem, o fundamento ou a causa de algo: “Os conflitos com o meu filho são a fonte das minhas preocupações”, “A equipa precisa de regressar à sua fonte para construir a base dos seus próximos triunfos”.

Lua, árvore e nuvens são exemplos de fonte de luz secundária, pois não emitem luz própria. Para que ocorra a emissão de luz por elas é necessário que ocorra a difusão, outros corpos refletem luz para todos os lados dos corpos de fonte de luz secundária assim eles emitem a luz recebida de outros corpos.

Fontes Primárias > São as produzidas diretamente pelo autor da pesquisa. Exs.: Relatórios técnicos; Anais; Teses; Dissertações; Patentes; Normas Técnicas; Artigos de periódicos; Projetos de pesquisa em andamento.

Tipos de fontes históricas
Os principais tipos são: Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos. Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas. Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.

A energia primária é uma fonte de energia que ainda não sofreu qualquer tipo de transformação. Esta é obtida através de recursos naturais, como minerais, vegetais, animais, água, sol, vento, marés, entre outros. A energia primária é frequentemente utilizada como matéria-prima para produzir outros tipos de energia.