O que significa guardar os seus mandamentos?

Perguntado por: vmachado5 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Os mandamentos permitem-nos saber a mente e a vontade do Senhor com respeito a nosso progresso eterno. Além disso, eles testam nossa disposição de sermos obedientes a Sua vontade. Os mandamentos não são um fardo ou uma restrição. Todo mandamento do Senhor é dado para nosso desenvolvimento, progresso e crescimento.

“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Estas palavras são tiradas do evangelho de hoje, de João 14,21-26.

Significado de Mandamento
substantivo masculino Ação ou efeito de mandar. Ordem, mandado.

Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.

João 14:21 NVI
Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

Deus nos dá mandamentos para nosso benefício. Eles são instruções de um amoroso Pai Celestial para nos ajudar a ter uma vida feliz. Ele também nos dá o arbítrio, que é a capacidade e o privilégio de escolher entre o bem e o mal.

A palavra mandamento tem origem no verbo "mandar", que significa ordem ou regra. Um mandamento é uma voz de comando, preceito ou mandado.

Quer dizer que nós, depois de termos escutado a palavra do Evangelho, recebemos a vida de Deus e nos tornamos capazes de realizar as mesmas obras de Jesus e do Pai: nós também nos tornamos libertadores dos homens.

Os Dez Mandamentos, naquela época, eram muito semelhantes aos padrões exigidos hoje para se ter uma recomendação para o templo. Mais tarde, os Dez Mandamentos foram escritos em tábuas de pedra, colocados na arca da aliança (sobre a qual você lerá mais tarde) e foram chamados de “o testemunho”.

22 Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

Quando Jesus deu a Seus discípulos o novo mandamento: “Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós”, 25 revelou-lhes a chave da felicidade nesta vida e da glória na vindoura. O amor é o maior de todos os mandamentos — todos os demais decorrem dele.

Deus nos deu mandamentos, ou regras, para seguir a fim de que vivamos uma vida mais feliz. Os Dez Mandamentos se aplicam a nós hoje como na época de Moisés. Seria sábio não apenas aprendê-los, mas também vivê-los.

A Lei de Deus é uma lei santa, como santos, justos e bons são todos os seus mandamentos: “a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom” (Romanos, 7:12). E o Senhor, nosso Deus, quer que o Povo Judeu e o Povo Cristão sejam santos, como Deus é santo: “Sede santos, porque eu sou santo” (I Pedro, 1:16).

Os dois grandes mandamentos, conforme encontrados em Mateus 22:36-40, são “amar o Senhor teu Deus de todo o teu coração” e “amar o teu próximo como a ti mesmo.”

Portanto, o primeiro mandamento é contra colocar no lugar de Deus outros deuses. Adorar a Deus, orar a ele, oferecer-lhe o culto que lhe é devido e cumprir as promessas faz parte do primeiro mandamento.

Quando decidimos colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida, recebemos Suas bênçãos em profusão. Os homens e as mulheres que dedicam a vida a Deus descobrem que Ele pode fazer muito mais por sua vida do que eles conseguiriam por si mesmos.