Por que temos que guardar os mandamentos?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Guardar os mandamentos põe-nos em harmonia com a Deidade; tornamo-nos um em propósito com o Pai e o Filho. Quando somos um com Deus, andamos com luz espiritual. Nossa diligência em guardar os mandamentos permite que o Espírito Santo permaneça conosco.

Os Mandamentos da Lei da igreja são obrigações estabelecidas pela Igreja consideradas as mais importantes para os fiéis. Ela legisla por força da autoridade que Cristo lhe conferiu. A Igreja tem, de fato, o poder legislativo no âmbito religioso, visando o progresso espiritual dos fiéis.

«Mestre, qual é o mandamento mais importante da lei?» Jesus respondeu-lhe: « Ama o Senhor teu Deus com todo o teu coração , com toda a alma e com todo o entendimento . Este é que é o primeiro e o mais importante dos mandamentos.

Provérbios 4:23 diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Salomão nos aconselha a guardarmos nossos corações.

A palavra mandamento tem origem no verbo "mandar", que significa ordem ou regra. Um mandamento é uma voz de comando, preceito ou mandado.

Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo certo de agir.

Os dez mandamentos podem ser considerados códigos de leis porque por meio do cumprimento deles garantiam uma vida de comunhão com Deus. A importância de seguir os princípios contidos nos dez mandamento esta no fato de uma demostração de amor a Deus, pois Ele diz: se me amardes cumprireis meus mandamentos.

Papa João Paulo II instituiu para a Igreja Católica Cinco Mandamentos que devem ser seguidos obrigatoriamente por todos os católicos do mundo. Sim, Cinco Mandamentos.

Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

  1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. ...
  2. Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. ...
  3. Inveja. ...
  4. Ira. ...
  5. Luxúria. ...
  6. Gula. ...
  7. Preguiça.

Então se aproximou dele e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: 'Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.

O Salvador resumiu os Dez Mandamentos em dois princípios: amor ao Senhor e ao nosso próximo: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.

Mateus 15:18-20 ARA
Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina.

Provérbios 24. Há segurança na multidão de conselheiros — Não te indignes por causa dos malfeitores — Não é bom ser parcial no julgamento. 1 Não tenhas ainveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles, 2 Porque o seu coração medita a rapina, e os seus lábios falam o mal.

A santificação do sábado, sinal de que Deus é o Senhor da vida humana, não dependendo apenas do trabalho das pessoas, é uma preciosidade na prática religiosa e foi mantida com extremo cuidado pelo povo escolhido por Ele.

Guardar a palavra significa pô-la em prática. A palavra do Senhor é um sopro que faz viver. Permitir que essa palavra viva em nós e colocá-la em prática é experimentar a vitória da vida sobre toda realidade de morte. Somente Deus pode fazer viver, não obstante as circunstâncias que nos cercam.

Os Dez Mandamentos da lei de Deus sintetizam todas as prescrições do Antigo Testamento e são a base e o fundamento da moral católica. Enquanto fiéis, devemos cumprir estas regras, que são nossos deveres fundamentais para com Deus, para com o próximo e para com a Igreja.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica. Maerki vê diferenças estilísticas fundamentais nestes quatro textos.

Ele torna o pecador incapaz de viver na presença de nosso Pai Celestial, pois “nada que é impuro pode habitar com Deus” (1 Néfi 10:21). Com exceção de Jesus Cristo, todas as pessoas que viveram na Terra quebraram mandamentos ou deixaram de agir de acordo com seu conhecimento da verdade.

Assim, a primeira atitude de arrependimento é escolher, de livre e espontânea vontade, obedecer aos mandamentos de Deus como o único fundamento aceitável para um relacionamento correto com Ele e Jesus Cristo (Mateus 19:16-19. Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos.

O mandamento da Verdade faz com que qualquer um que minta na presença de seu usuário seja automaticamente petrificado. No entanto, apenas aqueles que sabem que estão mentindo serão afetados. Após ser petrificado, a pessoa que mentiu permanece vivo, como foi provado por Galand, que continuou consciente.