O que significa incidência cumulativa?

Perguntado por: icardoso2 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

A incidência cumulativa é a probabilidade ou o risco de um indivíduo da população desenvolver a doença durante um período específico. Dada sua simplicidade. * Tempo total de observação e sem a doença (em anos).

Prevalência no ponto - é o número total de indivíduos na população com a doença ou atributo em um momento de tempo dividido pela população sob risco de ter o atributo ou doença no mesmo momento de tempo.

Incidência é uma medida da ocorrência de novos casos durante um período especificado em uma população em risco de ter a doença. Enquanto a prevalência se refere a casos novos e casos existentes da doença, a incidência enfoca apenas os casos novos (Tabela 1).

Pode ser obtido de maneira aproximada multiplicando-se a população média em estudo pelo tempo de acompanhamento. * Tempo total de observação e sem a doença (em anos). Se tivéssemos acompanhado 100 pessoas por 1 ano esperaríamos a ocorrência de aproximadamente 12 casos.

A incidência prediz o risco de que um indivíduo saudável venha a desenvolver a doença em um período de tempo. A prevalência está relacionada com a incidência na medida de que é proporcional ao produto da incidência com a duração média da doença.

1 ocorrência, acontecimento, existência.

1. NÃO INCIDÊNCIA. A não incidência ocorre sempre que não for possível enquadrar, de acordo com a legislação, determinada situação como passível de tributação ou quando a lei a determinar expressamente.

As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.

Entre 1973 e 1978, a OMS concedeu a certificação de erradicação da varíola a 46 países. E, em 1977, a Somália registrou o último caso da doença no mundo. No ano de 1980, a varíola humana foi considerada erradicada em todo o planeta.

Estima o risco de ocorrência de casos de dengue, em períodos endêmicos e epidêmicos, numa determinada população em intervalo de tempo determinado. Está relacionada à picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus da dengue (grupo dos flavivírus), dos sorotipos 1, 2, 3 ou 4.

1) Taxa de transmissão comunitária de COVID-19 em 14 dias: soma de todos os NOVOS casos de COVID-19 nos últimos 14 dias, dividido pela população e multiplicado por 100.000 = taxa de casos novos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

Resposta: A prevalência pode aumentar com o aumento da Incidência ou pela migração de grupos nos quais essa doença seja muito prevalente. Pode aumentar por tratamentos que prolonguem a vida (sem curar) e também por técnicas que levam a identificação da doença (diagnóstico mais fácil ).

( ) Cálculo: população em risco em apenas um momento no tempo. ( ) Utilização: expressa o risco de tornar-se doente. ( ) Utilização: é a principal medida para doenças ou condições agudas.

Método de Cálculo: Numerador: número de casos novos confirmados de dengue (todas as formas) em residentes x 100.000. Denominador: população total residente no período determinado.

A taxa de incidência pessoa-ano (ou pessoa/ tempo) é calculada, geralmente, em estudos de coorte, nos quais indivíduos sem a doença pesquisada são acompanhados ao longo do tempo e a ocorrência de novos casos da doença é observada.

É um indicador complementar à incidência, que mede a quantidade de novos casos em um período de tempo.