O que significa Laele na Bahia?

Perguntado por: ogodinho . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Lá Ele é usado para proteger a pessoa das frases de duplo sentido. Ou seja, aplicar o que está sendo dito em outra pessoa. Este termo é conhecido nem Salvador há muitos anos.

Composição. "Lá Ele" é uma composição de Tierry. O cantor afirmou que a canção é baseada na expressão baiana, que significaria uma defesa em frases de duplo sentido.

Expressão para manifestar espanto, surpresa, admiração O mesmo que “a la pucha”. Dize-se de algo feito de qualquer jeito, sem capricho, sem nenhum cuidado, apressadamente.

A expressão é usada quando alguém quer evitar se comprometer com alguma coisa, principalmente em brincadeiras de duplo sentido. A gíria é dita com frequência em Salvador, normalmente em brincadeiras entre amigos.

Qual é a origem do “lá ele”? É uma expressão antiga do vocabulário baiano, mais fortemente usada da capital Salvador. Dizem que a primeira palavra que um bebê baiano aprende não é papai e nem mamãe: é 'lá ele'.

Por integrar a norma culta do baianês, o termo deixou os novos falantes em dúvida quanto ao real significado. "Na Bahia, se usa o 'lá ela (e)' quando se refere a algo ruim que aconteceu com outra pessoa e não se quer que aconteça conosco. Pode ser substituído por 'Deus é mais'.

Aí dento. Um clássico cearense que quer dizer, literalmente, "aí dentro". É uma outra maneira de dizer nosso já consagrado “teu **!” -- mas sem entrar em detalhes. Ex.: Ao escutar um grito de um eleitor de Bolsonaro, Ciro Gomes nem titubeou antes de mandar um “aí dento”.

opaió é uma abreviação de olhe para aí, olhe, a palavra olhe é comumente abreviada para ó ou oi (pronunciada em ditongo aberto) e para é comumente abreviado para pá, juntando ó, pá, aí e ó, a palavra opaió surgiu.

Na Bahia quando querem te chamar de um jeito carinhoso, o jeito é chamar de “binho” ou “binha”. Outras expressões que podem ser usadas para saudação são: Colé, meu bródi!

O povo baiano usa simpáticas e carinhosas expressões utilizadas no dia a dia, que são próprias do linguajar na Bahia. Conheça-as. a Bahia não se usa dizer papai ou mamãe, diz-se “meu pai”, “minha mãe” e, o que é mais especial, diz-se “mãinha” em vez de “mãezinha” e “painho” em vez de paizinho.

Lá ele

  1. Expressão usada para repreender e se “proteger” de frases de duplo sentido. ...
  2. Utilizada para dizer que é outra pessoa que faz um ato de duplo sentido.
  3. Sinônimo de “eu não” e “sai fora”.
  4. Exemplo: "O sucesso dos brasileiros penetrou pessoas do mundo inteiro, lá ele".

– Boy Menstruação: Só aparece uma vez por mês. – Boy CLT: Só está disponível em horário comercial. – Boy Porteiro: só manda bom dia, boa tarde, boa noite. – Boy Galo da Madrugada: Só aprece depois da meia-noite.

De acordo com a trend, o termo “sigma” diz respeito a um conceito emergente, que engloba homens que possuem muitas das características "alfa", mas têm o diferencial de serem mais introvertidos e não chamarem tanta atenção.

Sendo bah, diminutivo de barbaridade e tchê, palavra herdada dos indígenas tupi-guarani, que significa "meu". Seria como dizer, mas que barbaridade meu. Significado de Bah tchê: Expressão de espanto ou admiração utilizada pelos gaúchos.

Força. Velho patrão ou patrão velho – Deus. Vespeira – ninho de vespas; lugar de perigos. Vivente – pessoa, criatura, indivíduo.