O que significa lista vermelha da Interpol?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

A difusão vermelha ou Red notice é o instrumento utilizado pela Interpol com a finalidade de auxiliar as autoridades no cumprimento dos mandados de prisão de pessoas que se encontram no estrangeiro, ou daqueles que, estando no território nacional, são procurados no estrangeiro.

Vítor Cabral Rocha, 27, estava na lista vermelha da Interpol, instrumento que divulga internacionalmente os criminosos mais procurados fora de seus países de origem.

Álvaro Daniel Roberto, conhecido como Caipira, é procurado desde 2020, sendo considerado um dos maiores traficantes do país. Ele possuía ligação com o cartel do Vale do Norte, na Colômbia.

A Policia Federal lançou um aplicativo que permite aos usuários consultar a lista dos procurados e desaparecidos internacionais da Interpol. O CheckPol é pioneiro no mundo e permite a consulta do nome, foto e, no caso dos foragidos, detalhes do crime cometido.

Um dos pontos mais fortes da Interpol é o seu serviço de inteligência, com uma enorme central de dados abastecida pela coleta de informações de todos os países membros, desde informações de indivíduos, até banco de digitais, amostras de DNA, pedidos de prisão e pedidos de extradição.

André de Oliveira Macedo, mais conhecido como André do Rap, é o criminoso mais procurado do estado de São Paulo e um dos mais procurados do Brasil. Ele está foragido desde o dia 10 de outubro de 2020, quando saiu da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP) pela porta da frente.

Como posso saber se uma pessoa é procurada pela Justiça? Para saber se uma pessoa é procurada pela Justiça deve-se buscar informações na delegacia de polícia mais próxima. Além disso, a Polícia Civil disponibiliza, na internet, algumas fotos de procurados pela Justiça.

Ismael 'El Mayo' Zambada García. Alçado à condição de narcotraficante mais procurado pelo DEA, a delegacia antidrogas dos Estados Unidos, Ismael Zambada García, conhecido como "El Mayo", é integrante do poderoso Cartel de Sinaloa, um dos maiores do México e do mundo.

Países não membros

  • Coreia do Norte.
  • Palau.
  • Tuvalu.

Para trabalhar na Interpol, é preciso ter pelo menos 18 anos de idade e ser cidadão e um dos países 194 países que fazem parte da organização. Para descobrir se o seu país está na lista, clique aqui. A Interpol opera em países como Brasil, Estados Unidos, China, Egito, Angola, Portugal e Dinamarca.

A emissão é gratuita pela Internet de certificado de antecedentes criminais. O documento deverá ser traduzido por um Tradutor Juramentado. Não há necessidade em apresentar os documentos no Setor Consular da Embaixada.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima. A comunicação pode ser feita diretamente à Interpol por meio de seu site, ou à polícia nacional do país do denunciante – a Polícia Federal, no caso do Brasil.

Para comunicar a PF sobre a localização do foragido, o usuário pode utilizar o próprio aplicativo. O sigilo da comunicação é garantido. Podem ser utilizados também o endereço de e-mail procurados@dpf.gov.br e o WhatsApp (61) 99262-8532.

ABIN — Agência Brasileira de Inteligência.

Criada em 26 de julho de 1908 pelo promotor público Charles Joseph Bonaparte, o FBI é considerado a maior agência policial do mundo, contando com trinta mil funcionários e atuando em sessenta países.

Alguns dos casos criminais mais graves e não resolvidos pelo mundo são:

  • Assassinato do presidente dos EUA, John F. Kennedy;
  • Homicídios do Zodíaco, o serial killer da Califórnia;
  • Desaparecimento da garota Madeleine McCann;
  • Assassinatos do serial killer “Homem do Machado”.

O criminoso mais procurado do México foi incluído na lista de bilionários da revista americana Forbes, divulgada na quarta-feira. Joaquín Guzmán, de 54 anos, é apontado como o chefe de um dos maiores cartéis de drogas do México, e está foragido desde 2001, quando escapou de uma prisão do país.

Anderson Lacerda Pereira, conhecido como 'Gordão', era procurado desde 2017 e tinha o nome na Interpol há dois anos. Ele construiu um império de luxo e se inspirava em traficantes internacionais como Pablo Escobar.