Como saber se seu nome está na lista negra dos bancos?

Perguntado por: nconceicao . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O consumidor pode consultar este relatório no site do Banco Central de forma gratuita através do Registrato.

As instituições tem acesso aos registros dos últimos 24 meses, desde que foi feita a alteração do prazo pelo Banco Central.

A única forma de sair da lista negra dos bancos é pagando todas as cobranças que constam em seu nome, inclusive as que já prescreveram. Apenas assim, a instituição financeira irá retirar os dados relacionados a essas pendências do SCR.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que os serviços de proteção ao crédito não podem manter o CPF do consumidor registrado nas listas de negativados por mais de cinco anos a partir da data de vencimento da pendência. Após esse período, o seu nome volta a ficar “limpo” e é retirado das listas de negativação.

Risco de crédito
Outro possível motivo para não ter o pedido de crédito aprovado é, mesmo com o nome limpo, ter score baixo. O Serasa Score é uma pontuação, (de zero a mil), que mostra a chance de pagar as contas no prazo. Quanto mais alta a pontuação, mais confiança você passa.

Digite https://www3.bcb.gov.br/registrato/login/ para acessar. Empresas também conseguem acessar as informações, para isso é preciso ter um cadastro de pessoa jurídica no site do Banco Central. Além disso, o sistema presta informações pelo telefone do Banco Central, no 0800 979 2345.

Veja como é fácil fazer consulta do CPF na Serasa para saber se tem dívidas ou se o seu nome está negativado:

  1. Baixe o app da Serasa. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site.
  2. Cadastre-se. Faça login com seu CPF e senha. ...
  3. Consulte seu CPF. Pronto!

Meu Serasa
Consulte dívidas ou restrições no seu CPF e no de terceiros em qualquer agência dos Correios perto de você. Também é possível conhecer a situação financeira de empresas consultando o CNPJ.

Assim que completar cinco anos, a dívida caduca deve ser retirada dos órgãos de proteção ao crédito em até cinco dias úteis. Geralmente, isso acontece de maneira automática. Mas, caso o débito ainda conste no nome depois desse prazo, é só entrar em contato com o credor e solicitar a remoção.

Como posso consultar as informações do SCR? Você pode consultar seus dados cadastrados no SCR por meio da internet, no site do próprio Banco Central. Basta acessar com seu login de pessoa jurídica ou através da conta Gov.br com o certificado digital associado no Registrato: https://www3.bcb.gov.br/registrato/login/.

Registrato para pessoa jurídica
A maneira mais simples de fazer a consulta é por meio do certificado digital (e-CNPJ tipo A1 ou A3). A pesquisa também é feita online e de forma gratuita. Pelo seu computador, acesse o site do Banco Central e utilize o e-CNPJ para obter uma senha de acesso.

A regra é clara. Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa. A empresa também precisa entregar ao cliente um recibo ou comprovante de que a dívida está quitada.

O que é dívida caduca? Uma dívida caduca é aquela que possui mais de 5 anos e, após esse período, deixa a lista de inadimplentes dos serviços de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa. Todas as empresas têm esse prazo de 5 anos para cobrar judicialmente uma dívida.