O que significa na CNH A letra E?

Perguntado por: asalgado . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

E - Obrigatório o uso de empunhadura no volante. F - Obrigatório o uso de veículo com direção hidráulica. G - Obrigatório o uso de veículo com embreagem manual ou com automação de embreagem ou com transmissão automática.

Vamos lembrar da definição: precisa de E quando for uma combinação de veículos. Neste caso, mesmo sendo articulado, é um único veículo, inclusive com um único número de placa, então é categoria D. Porém, segundo o Detran, se a parte articulada passar dos 6 mil quilos, será exigida categoria E.

Com a carteira de categoria E, o motorista tem permissão para dirigir praticamente todos os veículos que não sejam explicitamente de corrida. Nesse ponto, você pode guiar veículos com unidades acopladas acima de 6 toneladas, incluindo caminhões de reboque e semirreboque articulados.

CNH Categoria C
De acordo com a legislação brasileira de trânsito, apenas quem possuir habilitação na categoria C estará apto a dirigir veículos de carga com capacidade superior a 3.500 quilos, como caminhões.

Motorista habilitado nas categorias B, C, D ou E que deseja conduzir ciclomotor (adicionar a Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC). Após a adição, a CNH exibirá a anotação da ACC em campo próprio. Veículo com potência de até 50 cilindradas / velocidade até 50 km/h.

Ou seja, se o condutor está apenas com permissão para dirigir, haverá a letra “P”. Se o condutor já tem a carteira definitiva, haverá a letra “D”. Além disso, no documento também vai constar as restrições de cada condutor, como deficiência.

A categoria C da CNH permite, ao motorista nela habilitado, dirigir veículos de carga acima de 3,5 toneladas, ou 3.500kg. O motorista habilitado na categoria C, tem permissão para conduzir veículos tais quais: tratores, máquinas agrícolas e motorhomes.

Carteira de Motorista Categoria E: com esta habilitação, o motorista tem a permissão para dirigir todos os veículos especificados nas categorias B, C e D, bem como unidades acopladas que ultrapassem 6 toneladas. Carretas, caminhões dotados de reboques, além de semirreboques articulados.

Categoria "E": Ter no mínimo 21 (vinte e um) anos de idade;Estar habilitado, no mínimo, há um ano na categoria "D"; Estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria "C"; Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

A categoria designada para dirigir uma Kombi de nove (9) lugares é a D, que permite a condução de ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros.

O condutor com a CNH da categoria E pode conduzir todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B, C e D. Além disso, ele também pode dirigir veículos com unidades acopladas que excedam 6.000 kg. Aqui estão as carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.

A categoria B da CNH permite que os motoristas conduzam veículos de 04 rodas, cujo peso bruto total não exceda 3.500kg e lotação não exceda à 08 lugares, excluindo o motorista. Isto é, com a CNH B é possível dirigir veículos grandes, como minitrucks e furgões.

O valor a ser pago para a categoria E é de cerca de R$2.000, a depender do estado e da cidade. Saiba como funciona cada uma das etapas para conquistar a CNH E.

Eu posso dirigir um caminhão F4000 com a categoria B? Não. Para dirigir esse tipo de veículo, é necessário possuir a categoria C de habilitação.

Na categoria C, o motorista tem permissão para engatar reboque ou semi-reboque, desde que não ultrapasse 6 toneladas, ou seja, 6.000Kg como por exemplo: tratores, caminhão de reboque e caminhão de 2 ou 3 eixos.

Com ela, o motorista pode dirigir caminhões com chassi rígido, ou seja, os que não têm a carreta acoplada, com Peso Bruto Total (PBT) a partir de 3.500 kg. Entretanto, quem evoluir para a CNH D, terá mais opções. Há uma gama bem mais extensa de caminhões plataforma não articulados.

A letra A, por exemplo, corresponde a condutores que necessitam de uso de óculos ou lentes para dirigir. O uso de lentes corretivas é de uso obrigatório para motoristas com problemas de visão.

As novas CNHs emitidas no Brasil chegam com denominações como A1, B1, C1 e BE. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, as subcategorias consideram os cilindros da motocicleta ou mesmo o tipo de troca de carro, sendo manual ou automático.

Veja como funciona:

  • Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho.
  • Categoria C, D e E – visão central igual ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

Os motoristas que têm idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos, precisam renovar a CNH a cada cinco anos. Para aqueles que têm mais de 70 anos, a validade do documento passa a ser de três anos. Já a CNH provisória, chamada também de Permissão para Dirigir (PPD), só pode ser utilizada por um ano.

CNH da categoria D
Com a carteira D, é possível dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodem mais de 8 passageiros. Aqui, entram os ônibus, micro-ônibus e vans. Com ela, o condutor também pode comandar todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B e C.