Porque a letra C tem o mesmo som da letra k?

Perguntado por: aprates . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

A letra c tem o som de < k > quando está antes das vogais: a / o / u.

Estes são os casos em que a letra c adquire um som de outra consoante (acumulando com o s esse valor fonético). Com as restantes vogais, o c é pronunciado como K, sinal com que é representado nas transcrições fonéticas [k].

Queimar, questão, quatro, quantidade, monarquia, quilo, arquiteto, máquina, saquinho, qualidade, tranquilo, etc.

  • A letra K é sempre consoante. Perceba que a letra K corresponde ao mesmo som do C (como em "casa", "corda" e "curto") ou QU (como em "ketchup"). ...
  • A letra W depende da pronúncia. Dependendo da forma como é pronunciada na palavra, a letra W pode ser uma vogal ou uma consoante. ...
  • Y é vogal, com raras exceções. ...
  • Outras dúvidas.

C é a segunda consoante e terceira letra do alfabeto. Pronuncia-se /k/ antes das vogais A, O e U e consoantes. Pronuncia-se /s/ antes das vogais E e I. Ç (pronuncia-se "cê cedilha) só se pode usar antes das vogais A, O e U.

Origem da cedilha
Ainda que não mais seja usada no espanhol desde o século XVIII, a Ç tem sua gênese na Espanha. A palavra vem de "ceda", nome da letra Z, em espanhol. Originalmente, o “tracinho” que se coloca abaixo do C era um pequeno Z cuja finalidade era indicar que a letra correspondia ao som de S.

Nunca pode iniciar palavras e é usado sempre antes das vogais a, o e u. A letra c, por sua vez, é usada sempre ante antes das vogais e e i. Por exemplo: centeio, peraltice, tencionar, cinto.

substantivo masculino Ch Pênis, cacete, pica. interjeição Usada para traduzir indignação ou admiração.

As duas formas – sê e cê – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. Sê é uma forma verbal do verbo ser, nomeadamente a segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo do verbo.

Abreviação de "que que cê fala?". Usado ao questionar a reação de outra pessoa diante de um fato ou acontecimento surpreendente ou inusitado.

Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /k/ para automatização, como jogo da memória, labirinto com figuras que apresentam o fonema alvo e jogos de adivinhação; 10.

O "c" que pode representar para a gente também o som de [s], só que também o som de [k].

A letra C possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i. Em todos os outros casos, deve-se usar a cedilha (ç) para indicar o som de /s/.

Não existem cores com a letra K em português, apenas em inglês: KU Crimson. Kelly Green. Kenyan Copper.

K ou KK – Ok . LOL – Laughing out loud, rindo alto. OMG – Oh my God!, oh meu Deus!

Vogais: a, e, i, o, u, y, w; Consoantes: b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, z.

A partir de 1º de janeiro de 2009, entrou em vigor a Nova Reforma Ortográfica. Desde então, mudanças ocorreram no que se refere à acentuação gráfica, ao emprego do hífen, trema e, sobretudo, ao nosso alfabeto. Este, que antes se compunha de 23 letras, agora se compõe de 26 letras.

Resposta: O cedilha é um sinal gráfico usado debaixo da letra c. Tem o som de ss (dois s) e fica com a seguinte aparência: “ç”. Nunca pode iniciar palavras e é usado sempre antes das vogais a, o e u.

Nessas palavras a letra c representa sons diferentes. Em único , cânions e conhece (a primeira letra c dessa palavra), a letra c representa o fonema /k/. Em conhece (a segunda letra c dessa palavra), cidade e você , a letra c representa o fonema /s/.

O cê acompanhado da cedilha não é uma letra, mas a junção da letra c com o sinal diacrítico (distintivo) cedilha. O ç não aparece no alfabeto pela mesma razão que lá não está o ã. Os sinais diacríticos do português são a cedilha, os acentos gráficos, o til e, até pouco tempo atrás, o hoje extinto trema.