O que significa não julgo?

Perguntado por: scamacho9 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Julgar. Supor algo ou alguém pela aparência, forma ou atitude. Você não pode julgar os outros na rua!

O Julgo, diferente do jugo, nos torna juízes ou árbitros de algo ou alguém, ou seja, nos coloca na frente da decisão e das questões. Enquanto que no jugo andar junto e paralelo é imperativo, no julgo ficar só e sobre algo ou alguém é fundamental, pois, para julgar, temos que estar na frente das pessoas.

Opinar sobre uma roupa, um estilo, um argumento, uma foto ou até outra opinião são clássicos julgamentos que podemos observar em qualquer lugar, por exemplo. Sendo assim, julgar algo ou alguém é dar uma impressão, fazer um juízo de valor em cima de uma situação.

O que significa tomar sobre nós o jugo de Cristo? (Cumprir humildemente a vontade Dele e permitir que Ele oriente e dirija nossa vida.)

Jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. É também chamada de canga ou junta de bois. Jugo era uma espécie de forca, por baixo da qual os romanos faziam passar os inimigos vencidos nas batalhas.

3 avaliar, apreciar, ajuizar, reputar, qualificar, classificar, analisar, conceituar, aquilatar, calcular.

A palavra julgar deriva do latim "judicare", que significa avaliar, analisar com ponderação.

A forma julgoé [primeira pessoa singular do presente do indicativo de julgar] . Conjugação:regular. Particípio:regular.

Por tal motivo, ele foi levado a Pôncio Pilatos, governador romano, que detinha o poder de julgar, a quem afirmaram que Cristo se negava a recolher os tributos, dizia-se ser o rei dos judeus e incitava a rebelião por toda a Judeia, estas sim condutas do interesse do Império Romano.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim (…), Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. O Salvador não tolera o pecado, mas oferece-nos o Seu amor e perdoa-nos quando nos arrependemos.

O evangelho de hoje, de Mateus 11,28-30, diz que Jesus tomou a palavra e falou: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.

O Senhor deu-nos um alerta para nos orientar nos julgamentos que fazemos dos outros: “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados e com a medida com que medirdes vos hão de medir a vós.

Falar a verdade não é julgar. Julgar é ter uma disposição em relação ao errante (condenatória). Não devemos julgar e condenar. Quando o errante passa a ter um valor diferente do que tinha antes de errar, então e só então estamos julgando o errante.

O contrário de julgamento é: 1 hesitação, indecisão, abstenção. 2 desconsideração, problema, tolerância.

O cansaço extremo é um dos sinais de que você está sobrecarregado. A rotina intensa e a jornada dupla (especialmente no caso das mães) fazem com que a sensação de cansaço seja constante e que a cabeça funcione com dificuldade. Se perceber este sinal, cuide-se e invista em alternativas para aliviar a carga mental.

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador. Ele próprio ensinou a Seus discípulos: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

Alguém que está cansado é uma pessoa: que já esgotou suas forças; que já andou por muitos caminhos, porém não encontrou alívio para a opressão. Um homem/mulher oprimido/a é aquele/a que não há paz no seu coração.

"Jugo" é uma palavra pouco usada por nós atualmente, mas se refere a uma peça de madeira utilizada para atrelar bois à carroça, logo, se refere a carga, assim como também "fardo", uma palavra um pouco mais comum em nossos dias e que se refere, basicamente, a um pacote, geralmente grande, como é o caso de "um fardo de ...

Resposta: Ela vem do Latim SUBJUGARE, “submeter, dominar”, de SUB-, “abaixo”, mais JUGUM, do Grego ZYGON, “jugo, canga para manter animais presos entre si”.

E depois que esta ferisse Israel. O Senhor se levantaria e acabaria com todo o mal que estava sobre seu povo. Com a Unção que despedaça todo o jugo, aonde nesta passagem significa: gordura, ou óleo. Tendo como sentido principal a força e o poder de Deus livrando Israel.