O que significa não prescrever?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

verbo intransitivo [Jurídico] Deixar de ter efeito em razão de ter passado o prazo legal; caducar: este ano minha dívida deve prescrever. Etimologia (origem da palavra prescrever). Do latim praescribere.

Crimes imprescritíveis são aqueles que podem ser julgados a qualquer tempo, independentemente da data em que foram cometidos. Atualmente, a Constituição prevê apenas dois casos de crimes imprescritíveis: racismo e ação de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

Nos processos trabalhistas, a lei é taxativa: dois anos. Já para processos civis, entende-se que o limite deve ser o mesmo da prescrição do direito. Explicando melhor: se você tem até dez anos para processar alguém na Justiça, a parte derrotada também deverá aguardar dez anos para solicitar a extinção do processo.

A prescrição, dentro do direito processual, é a perda do direito de se demandar judicialmente algo de alguém por conta da expiração do tempo limite para se apresentar aquela demanda. É, também, extinção do direito do Estado de punir alguma conduta considerada penalmente ilícita.

De acordo com o Art. 199, não ocorre prescrição pendendo a condição suspensiva, não estando vencido o prazo ou pendendo ação de evicção. No Art. 200, estabelece que não ocorrerá prescrição antes da respectiva sentença definitiva, quando a ação originar de fato que deva ser apurada no juízo criminal.

Estabelecer com precisão: 1 preceituar, aconselhar, decretar, designar, determinar, ditar, estabelecer, estatuir, legislar, mandar, ordenar, preconizar, regular.

Prescrição de dívida é um termo jurídico que determina a perda do direito de um credor de recorrer ao recebimento de pagamentos de pendências na Justiça. Em outras palavras, é a finalização do prazo máximo para que um débito possa ser cobrado judicialmente.

Em resumo: Caducar: Perda de validade de uma lei, contrato ou direito por falta de uso ou expiração do prazo. Prescrever: Expiração do prazo legal para buscar uma solução judicial ou extrajudicial.

Quando começa a contar o prazo da prescrição penal? No Brasil, o prazo da prescrição penal começa a contar a partir da data em que ocorreu o fato criminoso, também conhecida como “dia do crime”. É a partir desse momento que se inicia a contagem do tempo para a ocorrência da prescrição.

A prescrição penal ocorre para preservar a segurança das relações sociais. O seu principal objetivo é impossibilitar que o Estado puna alguém que cometeu um crime sem um prazo de tempo razoável, tornando a pessoa refém da punição estatal.

Esses crimes estão previstos na Constituição Federal, em seu artigo 5º, XLII e XLIV. São eles: Racismo; Ação dos grupos armados (civis ou militares), contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

O prazo médio de tramitação de um processo judicial no Brasil é de 2 anos e 3 meses do seu ajuizamento até a sua baixa. Em análise por espécie de justiça, verifica-se que na justiça estadual esse prazo médio é de 2 anos e 7 meses; na federal é de 1 ano e 8 meses; na justiça do trabalho é de 1 ano e 2 meses.

5 anos

Segundo o Artigo 205 do Código Civil Brasileiro, as dívidas têm um prazo de 5 anos, contado a partir da data de vencimento, para serem cobradas na Justiça. Após esse período, o débito é prescrito e o credor não pode mais reivindicar essa pendência.

A prescrição de dívida ocorre nas situações em que a inadimplência com uma empresa não pode mais ser cobrada de forma judicial. Em outras palavras, se a sua dívida vencer hoje e você não pagar no período determinado, ela se torna prescrita.

Com isso, excetuado os casos de impedimento, suspensão ou interrupção da prescrição ou decadência, os prazos finais se extinguem na forma indicada entre os artigos 205 a 206 do Código Civil. Portanto, quando a lei não fixar prazo menor, o prazo máximo prescricional será de 10 (dez) anos (art. 205).

A prescrição não se trata estritamente de uma 'receita'. Deve conter: o problema de saúde, tipo de receita, data da prescrição, fármaco e sua indicação, apresentação e forma de uso, tempo de tratamento, principais efeitos colaterais, advertências, previsão de retorno, se indicado”.

O contrário de prescrever é: 1 viger. 2 validar.

O contrário de prescrição é: 1 opção. 2 vigência.

O contrário de prescrito é: 1 presente, atual, vigente.

Tempo de prescrição das dívidas
Em linhas gerais, em um ano, prescreve o direito do segurado em relação ao segurador e vice-versa; em dois anos, a pretensão de dívidas de pensão alimentícia; e três anos é o tempo que o locador tem para cobrar dívidas do inquilino inadimplente.