O que significa não tem dique?

Perguntado por: dbotelho8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Não há de quê e não tem de quê são formas corteses de responder a um agradecimento, indicando que não há motivo para o agradecimento.

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, eu que agradeço, obrigada eu, obrigado a você, nada, por nada, que nada, disponha, às ordens, imagina.

Na fala do brasileiro, estão registradas várias formas: “Por nada!”, “Não há de quê!”, “De nada!”, “Imagina!”, “Não seja por isso!”, “Obrigado você!, “Obrigado eu!” etc.

Dique: obra de engenharia hidráulica com a finalidade de manter determinadas porções de terra secas através do represamento de águas. Comumente constituem estruturas auxiliares de barragens maiores.

Como já explicamos acima, os diques são estruturas utilizadas para conter a água de rios e lagos. O principal objetivo dessas estruturas é, sem dúvida, ajudar a evitar que rios e lagos acabem transbordando por conta de questões naturais (tempestades, por exemplo), que podem acabar inundando lugares mais baixos.

Segundo a norma culta, a forma correta de escrita desta expressão é não há de quê. Contudo, a expressão não tem de quê é frequentemente utilizada, sendo aceitável em linguagem informal. Não há de quê e não tem de quê são formas corteses de responder a um agradecimento, indicando que não há motivo para o agradecimento.

Resultam do preenchimento de fraturas ou fendas por material litológico diferente, em geral resultante da consolidação de magmas. Designação de um fenómeno erosivo importante que se verifica na formação do relevo.

Dique, represa ou açude é uma obra de engenharia hidráulica com a finalidade de manter determinadas porções de terra secas através do represamento de águas correntes. Sua estrutura pode ser de concreto, de terra ou de enrocamento e possibilita manter secas determinadas áreas chamadas de pôlderes.

1 de acordo, apoiado, certo, compreendido, entendido, ótimo, OK, está bem, tudo certo, tudo correto, tudo em ordem, isso, assim mesmo, muito bem, concordo, afirmativo, positivo.

Diz-se obrigado/a pelas boas-vindas.
Obrigado significa agradecido/grato por alguma coisa. Não consigo imaginar outra preposição nesta frase. Há depois frases diferentes, em que "obrigado" é usado como nome.

Alguns autores defendem que a resposta por nada é mais correta do que a resposta de nada. Contudo, ambas estão consagradas pelo uso, sendo igualmente corretas. De nada, nem era preciso agradecer! Eu lhe disse obrigada e ela sorriu e respondeu: por nada!

Devido à explicação da expressão, alguns autores defendem que a resposta mais adequada a um agradecimento seria por nada, como se para dizer que a pessoa não está “obrigada por nada” a retribuir o favor.

Conheça outras expressões equivalentes a de nada

  1. não há de quê;
  2. não seja por isso;
  3. eu que agradeço;
  4. disponha;
  5. às ordens;
  6. não tem de quê;
  7. obrigado a você.

[ Religião ] Pequena bola, geralmente com picos, nas disciplinas usadas para flagelação.