O que significa navajos?

Perguntado por: scosta9 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Os navajos (em navajo: Diné ou Naabeehó) são um povo indígena da América do Norte, da família linguística Athapaskan (idioma navajo) e da área cultural Sudoeste. Originalmente, imigraram das áreas do norte e durante o século XVI tornaram-se um povo pastor e caçador.

Os ritos deste povo são estruturados em torno do Sol. Ele representa a luminosidade, o calor e, assim, sobrepuja as outras entidades e divindades. A dualidade é essencial nesta cultura, pois o equilíbrio é promovido pelo lado dominante, no caso a energia solar, e a face mais frágil, a Mulher que Muda.

O navajo (diné bizaad), às vezes grafado navaho, é uma língua indígena americana falada nos Estados Unidos e México por 150 mil índios navajos. Pertence ao grupo das línguas atabascas da família na-dené.

Os navajos têm uma população de 175.000 e habitam uma área desértica de 71.000 km2, equivalente à Bélgica e a Suíça juntos, que se estende por três estados do oeste americano.

Dentre os grupos indígenas mais conhecidos estão os Cherokees, os Iroqueses, os Algonquinos, os Comanches, os Apaches, os Esquimós, os Chipwyangs, os Crees, os Cheienes, os Sioux, dentre outros.

Atualmente, os Apaches nas reservas Fort Apache e San Carlos no Arizona, nas reservas Jicarilla e Mescalero no Novo México, e também em Oklahoma.

Atualmente, a principal ocupação dos navajos é o gado.

Atualmente, os remanescentes dos sioux se reduzem a pequenas populações que vivem nos estados de Dakota do Norte e Dakota do Sul.

A origem do termo Sioux remonta o século XVII, quando seus inimigos, os Ojibwas, disseram aos franceses que assim eram chamados. Vem do termo Ojibwa Na dou esse, que significa "inimigo". Os franceses, ao tentar dizer o termo, disseram Nadousioux, e os ingleses e americanos abreviaram para Sioux.

Os Lakota, verdadeiro nome dos Sioux, cujos ancestrais mais famosos foram 'Touro Sentado' e 'Cavalo Louco', declararam nulos os tratados firmados com os Estados Unidos, há mais de 150 anos, no dia 19 de dezembro de 2007.

Os apaches são um grupo étnico na-dene, sendo um dos povos nativos dos Estados Unidos. Falam a língua apache e habitam atualmente reservas indígenas, no sudoeste dos Estados Unidos.

Os americanos brancos são o maior grupo racial; descendentes de alemães, irlandeses e ingleses constituem três dos quatro principais grupos étnicos do país. Os afro-americanos são a maior minoria racial da nação e o terceiro maior grupo étnico.

Segundo um censo de 2020, existem cerca de 3 727 135 índios nos Estados Unidos. Se somados os descendentes misturados com outras etnias, esse número sobe para mais de 9,7 milhões de pessoas (ou quase 2,9% da população dos Estados Unidos).

Também são chamados de pré-colombianos, pois são situados no período anterior ao desembarque de Cristóvão Colombo, em 1492. Exemplos de povos pré-colombianos são os incas, astecas, maias, guaranis, tupinambás, tupis, apaches, shawees, navajos, inuítes e muitos outros.

O menino era membro da chamada cultura Clóvis, que viveu na América do Norte entre 13.000 e 12.600 anos atrás e é conhecido por suas características machadinhas de mão, espadas e ferramentas de ossos e marfim. A procedência dos ancestrais deste grupo foi tema de uma longa disputa.

Pele vermelha.
Para se proteger do sol algumas tribos costumavam passar terra sobre a pela, e isso dava a eles uma tonalidade avermelhada. A cor da pele dos índios norte-americanos é a mesma dos seus antepassados longínquos que vieram da Ásia, aparentados aos modernos chineses, mongóis, japoneses e coreanos.

Os moicanos (em inglês, mahican ou mohican) são um povo indígena dos Estados Unidos da América que vivem atualmente no Condado de Shawano, no estado do Wisconsin. Antigamente, a língua moicana. Atualmente, a língua inglesa.

A limpeza étnica do oeste americano tornou-se política oficial do governo americano, que passou a declarar guerra às tribos indígenas sob qualquer pretexto. Assim os apaches foram destruídos pela ação do exército americano após a entrada de mineiros e bandidos no território dos apache.