O que significa o bebê chorar na barriga?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

A partir da análise de imagens de ultrassons, cientistas identificaram que os bebês fazem “cara de choro” ainda dentro do útero. Esta descoberta pode mudar completamente a forma como o desenvolvimento da fala é entendido. Não há nada como a emoção de ouvir o primeiro choro do bebê na hora do parto.

O bebê que mexe muito na barriga é saudável sim! Os médicos afirmam que essa movimentação toda é fruto de uma boa oxigenação e nutrição. Porém, não se assuste se o seu pequeno for mais quietinho, pois essa situação também é completamente normal.

Durante gravidez, eles podem fazer xixi, dormir, soluçar... Mas será que podem chorar? Segundo Igor Padovesi, ginecologista e obstetra pela Universidade de São Paulo e médico do Hospital Albert Einstein (SP), os bebês não choram dentro do útero, pois seus pulmões estão preenchidos por líquido amniótico.

A maioria dos médicos e cientistas diriam que os fetos simplesmente não têm as conexões nervosas ou a capacidade cerebral necessárias para sentir dor até o estágio final da gravidez -ou nem mesmo nesse momento.

Os olhos do feto começam a se desenvolver na 4ª semana de gestação e a capacidade de detectar luz só surge na 16ª semana. Entretanto, o bebê só abre os olhos depois da 26ª semana, praticamente no terceiro trimestre da gravidez.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Quais são os principais sintomas da cólica?

  1. Num bebê com cólica, você pode notar o seguinte:
  2. Ele tem crises de choro intenso, e é difícil acalmá-lo.
  3. Ele encolhe as perninhas e arqueia as costas para trás, estica-se e se espreme enquanto chora.
  4. Ele solta puns quando chora.

Sintomas da cólica em bebês

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.

Antes de cair, o bebê pode girar, de modo que a parte de trás da cabeça esteja voltada para a frente da barriga, com a cabeça para baixo. Então, o bebê pode cair na pélvis. Quando o bebê se instala na pélvis, os médicos descrevem-no como envolvido. Isso significa que está pronto para o nascimento.

Quando os bebês já estão grandes para serem pressionados contra a pele da barriga da mãe, eles podem sentir as mudanças na temperatura. Por isso um banho morno deixará o bebê relaxado. O som da aguá pode ajudar nesse processo. Porém, água quente e gelada não farão bem ao bebê, por isso o ideal é que água esteja morna.

Como fica claro, conversar com o bebê ainda na barriga não tem nada de bobo! Ao contrário, é fundamental para que ele já reconheça sua voz e fique mais calmo. Além disso, também é importante para o momento do parto e também no pós-parto, quando ele já ouvirá vozes familiares e se sentirá seguro e protegido.

Tocar a barriga
É muito comum que as grávidas toquem a barriga, como um gesto de carinho com o bebê que está no seu útero. Estudos comprovam que este toque é percebido pelo pequeno a partir da oitava semana de gestação, fazendo-o se sentir amado e relaxado e beneficiando o seu desenvolvimento.

Os estudos mostram que, em média, os bebês podem reconhecer a voz do pai com cerca de 8 meses de idade.

O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli explica que o apetite exacerbado é comum no primeiro trimestre da gravidez, principalmente devido às mudanças hormonais, mas é preciso tomar alguns cuidados.

com quantas semanas o bebê começa a escuta
Pesquisas mostraram que, enquanto alguns bebês reagem ao som em até 24 semanas, a maioria começa a responder ao ruído externo entre 26 e 30 semanas de gestação.

Confira sete sinais de que seu bebê está a caminho:

  • Encaixe do bebê Poucos dias antes de parir, o barrigão ganha outro formato, ficando mais 'baixo'. ...
  • Saída do tampão do colo do útero. ...
  • Dilatação do colo do útero. ...
  • Aumento das contrações. ...
  • Aumento das dores e do cansaço. ...
  • Rompimento da bolsa. ...
  • Redução dos movimentos do bebê

A cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode provocar desconforto pélvico com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve com repercussão até na vagina.

Curiosamente, como a cor do útero é vermelha, o feto agora tem células fotorreceptoras suficientes para ver a sua primeira cor: a vermelha. Das 32 semanas até o nascimento, o feto já é capaz de perceber objetos grandes a cerca de 20 a 25 centímetros de distância.