O que significa o bezerro de ouro em nossas vidas?

Perguntado por: emoreira7 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Na linguagem corrente, a expressão "bezerro de ouro" tornou-se sinônimo de um falso ídolo, ou de um falso "deus" por exemplo, simbolicamente, o dinheiro.

Todo esse episódio, Ex 32,1s, é uma resposta à suposição do povo hebreu de que algo teria acontecido com Moisés e ele deveria ser substituído. As pessoas não pediram que Arão o substituísse, mas construíram o bezerro de ouro. O versículo anterior sobre o Senhor ter terminado de falar e ter dado a Moisés as tábuas (cf.

O animal representava diretamente o poder do monarca como também sua fertilidade e força.

Na linguagem corrente, a expressão "bezerro de ouro" tornou-se sinônimo de um falso ídolo, ou de um falso "deus" por exemplo, simbolicamente, o dinheiro.

Enquanto Moisés estava no Monte Sinai falando com o Senhor, os filhos de Israel fizeram um bezerro de ouro e começaram a adorá-lo. O Senhor disse a Moisés que aqueles que não se arrependessem seriam destruídos. Moisés desceu da montanha e destruiu as tábuas de pedra que recebera do Senhor, bem como o bezerro de ouro.

A imagem trágica do bezerro de ouro sendo adorado pelo povo causou a quebra das tábuas da Lei e trouxe maldição sobre Israel.

Êxodo 32:15–29. Moisés destrói as tábuas de pedra e o bezerro de ouro, e os levitas matam 3.000 israelitas rebeldes.

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a). (Ver v. 8.)

Porque seus filhos na tenda de recolhimento olharam frequentemente para a glória de Deus.

Em Êxodo 32 temos o episódio em que os israelitas inquietos com a ausência de Moisés, foi até Arão e pediu que um que fosse feito um ídolo para ir adiante deles e que os guiasse. Sem resistência Arão concordou e pediu que lhe trouxessem tudo o que lhes pertencia e era de ouro. E assim eles fizeram.

A preocupação de Moisés para com seu povo provou-se justificada nos anos seguintes à sua entrada na terra de Canaã. Foi quando se estabeleceram nessa terra fértil que começaram a não dar o devido valor à sua abundância e a se esquecer da fonte real dessas bênçãos.

Uma estatueta de 11,5 centímetros de altura e 3500 anos de idade, representando o “bezerro de ouro” de que fala o Velho Testamento, foi descoberta em Israel por uma equipe de pesquisadores, chefiada pelo professor americano Lawrence Stager, da Universidade Harvard.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.

11 Pórem Moisés suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: Ó Senhor, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tu tiraste da terra do Egito com grande poder e com mão forte?